Help with Search courses

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS ELETROMECÂNICOS

Ementa

As 3 Leis de Newton. Equilíbrio de um corpo rígido. Cinemática. Movimento de rotação. Dinâmica da partícula. Conceito de referencial inercial. Conservação do momento angular. Atrito. Lei de Conservação da Energia. Forças conservativas e energia potencial. Movimento sob ação de forças conservativas. Sistemas de partículas. Colisões. Gravitação. Centro de massa. Aplicações a sistemas eletromecânico.

Objetivos

Compreender a interpretação da Física Clássica para descrever o movimento de partículas puntiformes, sistemas de partículas e corpos rígidos. - Descrever o movimento de corpos utilizando o conceito de força, ou de energia, ou ambos; -Determinar expressões analíticas e ou valores numéricos para o deslocamento, a velocidade, aceleração ou outra grandeza Física da Mecânica; -Desenvolver atitude científica crítica e aplicações em sistemas eletromecânicos

EEN32 - Dinâmica de Fenômenos Ondulatórios

Ementa

Oscilações. Dinâmica do movimento harmônico simples; pêndulos, osciladores acoplados, oscilações harmônicas, oscilações amortecidas, oscilações forçadas. Ondas mecânicas. Movimento ondulatório: ondas em cordas, ondas estacionárias, ondas sonoras, ressonância, tubos e cavidades ressonantes. Alto – faltantes e microfones, batimento, Efeito Doppler. Noções de escalas musicais. Noções de isolamento de vibrações mecânicas. Noções de isolamento acustico.

Objetivos

Proporcionar através dos conceitos do Movimento harmônico simples, ondas e acústica, o contato com os modelos matemáticos que permitem a compreensão destes fenômenos; apresentar aplicações a partir da caracterização matemática do movimento harmônico simples e do oscilador harmônico simples e da análise cinemática, dinâmica e energética dos mesmos; compreender a descrição matemática e propriedades físicas das ondas harmônicas ( interferência, reflexão e transmissão) e posteriormente, aplicar à acústica ( batimentos, fenômeno audição, fontes sonoras, cavidades ressonantes e Efeito Doppler).

FAB

Ementa

Parte Teórica: Fluidos, Temperatura. Calor e 1ª Lei da Termodinâmica. Teoria cinética dos gases. 2ª Lei da Termodinâmica e entropia. Oscilações. Ondas. Movimento ondulatório. Ondas sonoras. Óptica Geométrica. Parte Experimental: Instrumentos de medida (paquímetro, micrômetro, cronômetro) e teoria básica de erros, medidas diretas e indiretas, construção de tabelas e gráficos com escalas lineares ou logarítmicas. Introdução ao Método dos Mínimos Quadrados. Comprovação da 2ª Lei da Termodinâmica.

Objetivos

Conhecer e aplicar os conhecimentos de Fluidos, Temperatura, 1ª e 2ª Leis da Termodinâmica, Teoria cinética dos gases, Movimento ondulatório, Ondas e Óptica Geométrica.

Projeto de Sistemas Embarcados

Ementa

Introdução e histórico. Aplicações de sistemas embarcados. Microcontroladores. Sistemas de memória. Interfaces de comunicação. Sensores e atuadores. Dispositivos de entrada e saída. Coprojeto de hardware/software. Programação de microcontroladores.

Objetivos

Objetivos: Ao término desta unidade curricular, o aluno deverá ter assimilado conhecimentos básicos sobre a área de sistemas embarcados, e ser capaz de projetar e implementar sistemas embarcados utilizando plataformas e bibliotecas de desenvolvimento. Específicos: Conhecer os principais componentes da arquitetura de microcontroladores; Familiarizar-se com linguagens e bibliotecas de ambientes de desenvolvimento de sistemas embarcados; Controlar sensores, atuadores e dispositivos de E/S a partir de microcontroladores; Projetar e programar sistemas embarcados baseados em microcontroladores.

Interface entre Usuários e Sistemas Computacionais

Ementa

Desafios e objetivos da disciplina IHC Aspectos perceptivos e cognitivos Princípios de design Usabilidade de sistemas computacionais Avaliação de interfaces com o usuário Métodos e técnicas de desenvolvimento de interfaces Perspectivas para o futuro da disciplina IHC

Objetivos

Possibilitar ao aluno avaliar as capacidades e limitações dos seres humanos em sua relação com os sistemas de processamento de informações. Habilitar o aluno a aplicar métodos e técnicas para o desenvolvimento de interfaces homem-computador eficazes na comunicação.

Introdução a Administração

Ementa

Uma visão geral. Princípios de organizações.Planejamento e controle. Direção e coordenação. Estruturas organizacionais. A tomada de decisões. Tendências atuais em administração.

Objetivos

Compreender a história, conceitos, princípios e variados processos de áreas funcionais da administração a fim de iniciar um processo formativo em administração consonante às demandas da sociedade contemporânea.