Help with Search courses

Projeto de Sistemas Embarcados

Ementa

Introdução e histórico. Aplicações de sistemas embarcados. Microcontroladores. Sistemas de memória. Interfaces de comunicação. Sensores e atuadores. Dispositivos de entrada e saída. Coprojeto de hardware/software. Programação de microcontroladores.

Objetivos

Objetivos: Ao término desta unidade curricular, o aluno deverá ter assimilado conhecimentos básicos sobre a área de sistemas embarcados, e ser capaz de projetar e implementar sistemas embarcados utilizando plataformas e bibliotecas de desenvolvimento. Específicos: Conhecer os principais componentes da arquitetura de microcontroladores; Familiarizar-se com linguagens e bibliotecas de ambientes de desenvolvimento de sistemas embarcados; Controlar sensores, atuadores e dispositivos de E/S a partir de microcontroladores; Projetar e programar sistemas embarcados baseados em microcontroladores.

Interface entre Usuários e Sistemas Computacionais

Ementa

Desafios e objetivos da disciplina IHC Aspectos perceptivos e cognitivos Princípios de design Usabilidade de sistemas computacionais Avaliação de interfaces com o usuário Métodos e técnicas de desenvolvimento de interfaces Perspectivas para o futuro da disciplina IHC

Objetivos

Possibilitar ao aluno avaliar as capacidades e limitações dos seres humanos em sua relação com os sistemas de processamento de informações. Habilitar o aluno a aplicar métodos e técnicas para o desenvolvimento de interfaces homem-computador eficazes na comunicação.

Introdução a Administração

Ementa

Uma visão geral. Princípios de organizações.Planejamento e controle. Direção e coordenação. Estruturas organizacionais. A tomada de decisões. Tendências atuais em administração.

Objetivos

Compreender a história, conceitos, princípios e variados processos de áreas funcionais da administração a fim de iniciar um processo formativo em administração consonante às demandas da sociedade contemporânea.