Ayuda con Buscar cursos

Mecânica I

Ementa

Introdução a Estática; Conceitos Básicos; Escalares e Vetores – Sistemas de Forças; Momento; Conjugado – Equilíbrio; Isolamento de Sistemas Mecânicos; Condições de Equilíbrio – Estruturas; Treliças; Pórticos e Máquinas – Forças Distribuídas; Centro de Massa; Vigas; Cabos Flexíveis – Atrito; Tipos de Atrito – Trabalho Virtual; Trabalho; Equilíbrio.

Objetivos

GERAL:

Desenvolver a capacidade de raciocínio no aluno, motivando-o a compreender abstrações e resolver problemas de Mecânica Clássica.

ESPECÍFICOS:

Despertar a capacidade nos alunos para trabalharem com vetores, momentos, equilíbrio dos corpos; Estimular a criatividade para solução de problemas de movimentos, conservação de energia, estática; Criação e desenvolvimento de uma idéia ou visão matemática dos fenômenos físicos; Desenvolver a capacidade para equacionar fenômenos/comportamento físicos.

TURMA ENG.CIVIL/CESP. ENGC301:CÁLCULO III–202/2

Ementa

Campo Vetorial; Divergente; Rotacional e Laplaciano. Integrais de linha. Campos conservativos. Teorema de Green; Superfícies parametrizadas; área de superfícies; Integrais de superfícies; fluxos de campos vetoriais; teorema de Stokes; Teorema de Gauss; Séries numéricas. Critérios de convergência. Série de Potências.

Objetivos

Estudar alguns conceitos e resultados clássicos do Cálculo Diferencial e Integral com profunda relação com a Física e a Engenharia.

Cálculo Diferencial e Integral II

Ementa

Curvas. Funções de Várias Variáveis. Derivadas Parciais. Derivada Direcional. Máximos e Mínimos para funções de duas variáveis. Integrais Múltiplas.

Objetivos

Compreender as técnicas do Cálculo Diferencial e Integral para funções de várias variáveis reais, destacando suas aplicações.

Laboratório de Física Geral 1

Ementa

Medidas e Teoria de Erros; Instrumentos de medida; Construção e análise de gráficos; Movimento retilíneo; Leis de Newton; Movimento no plano.

Objetivos

Desenvolver atividades práticas em laboratório e interpretar dados estatísticos, tais como: gráficos, instrumentos de medição e resultados experimentais.

Introdução a Economia

Ementa

Microeconomia: oferta, demanda e mercado, elasticidade e estrutura de mercado (concorrência perfeita, oligopólio e monopólio); Macroeconomia: teoria geral do emprego, juros e moeda; Sistema financeiro e o Banco Central; inflação, recessão e endividamento; Engenharia econômica: matemática financeira, métodos equivalentes para seleção de alternativas; depreciação e exaustão; Modelos e legislação; Problemas de substituição de equipamentos e baixa; análise de projetos.

Objetivos

GERAIS:

Permitir ao aluno compreender o funcionamento global da economia a partir do conhecimento de alguns conceitos fundamentais, através de modelos econômicos simples que descrevem o comportamento dos agentes econômicos individuais, tais como as famílias, as empresas e o governo. 

ESPECÍFICOS:

Estimular o desenvolvimento do espírito crítico do aluno para que ele permaneça alerta em relação à evolução da realidade econômica que o cerca; levar o aluno à compreensão e ao domínio de tópicos específicos, ainda que em nível introdutório, tais como demanda, oferta e equilíbrio de mercado, produção, custos e lucros, distribuição de renda, inflação, salários, desenvolvimento econômico e relações econômicas entre as nações.

Introdução a Administração

Ementa

Uma visão geral. Princípios de organizações. Planejamento e controle. Direção e coordenação. Estruturas organizacionais. A tomada de decisões. Tendências atuais em administração.

Objetivos

Geral: 

Desenvolver competências de análise organizacional, através da construção de uma visão crítica sobre a Ciência da Administração e suas implicações para a funcionalidade das organizações.   

 Específicos:

Entender e interpretar conceitos, princípios e níveis da Administração. 

Entender a origem e o desenvolvimento da Ciência e da Administração. 

Caracterizar os aspectos importantes da Administração. 

Desenvolver nos acadêmicos a capacidade de acompanhar e prever as mudanças que ocorrem num ambiente organizacional e a consequente evolução na Gestão das Organizações.

Linguagem de Programação

Ementa

Fundamentos da resolução de problemas (Lógica, Combinatória e Matemática). Construção de fluxogramas. Conceito de algoritmo. Desenvolvimento de algoritmos, variáveis, tipos de dados, constantes, operadores aritméticos, expressões, atribuição, estruturas de controle (sequência, seleção e repetição). Estruturas básicas de dados (vetores e matrizes).

Objetivos

Desenvolver a habilidade de construir algoritmos básicos, com a utilização de conceitos de programação estruturada, para a solução de problemas por meio de uma linguagem de programação.

Pré-Vestibular CESP/UEA Comunitário EAD

Ementa

Biologia, física, matemática, química, português e redação.

Objetivos

Oferecer um curso preparatório para os vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), auxiliando-os no ensino de biologia, física, matemática, química, português e redação para as pessoas interessadas em prestarem a prova do vestibular, tendo como público alvo jovens e adultos de baixa renda ou que não possuam horários fixo disponíveis para se matricularem em cursinhos regulares.