Ajuda com Pesquisar cursos

Didática para o Ensino da Computação - Lábrea

Ementa

Planejamento Educacional, curricular e de ensino. Abordagem metodológica de ensino da computação. Referenciais metodológicos de ensino da computação e a inter, trans e multi disciplinaridade na ação pedagógica. Projetos Didáticos em Computação.

Objetivos

Compreender a organização do trabalho docente, em seus aspectos teóricos e metodológicos, sua função no processo de construção do conhecimento escolar, mediante demandas educacionais solicitadas pelo contexto socioeconômico, cultural, ideológico e atual no ensino da computação.

Fundamentos de Software Educativo

Ementa

Introdução a Software educativo. Visão histórica do software educativo. Ensino assistido por computador. Ambientes interativos de aprendizagem. Aprendizado socialmente distribuído. Tipos de softwares usados na Educação. Concepções sobre aprendizagem e suas implicações para a avaliação de software educacional. Avaliação de software educativo: aspectos educacionais e computacionais. Avaliação de web-sites educativos. Atividades de Laboratório com Software Educativo.

Objetivos

Conhecer os fundamentos de software educativo. Conhecer os principais tipos de software educativo, observando os paradigmas de aprendizado embutidos nesses sistemas de maneira a entender o ensino/aprendizado. Aplicar esses conhecimentos na concepção e avaliação crítica de softwares educativos disponíveis no mercado.

Introdução a Computação

Ementa

Estudo da área da Computação como um todo e dos conceitos fundamentais, abrangendo desde a história e a evolução dos computadores até noções de lógica digital. Estudo dos conceitos e funcionamento do Software e do Hardware, enfatizando a arquitetura e a organização de computadores.

Objetivos

Proporcionar ao aluno uma visão abrangente dos principais tópicos relacionados à área da Computação e da atuação do profissional, podendo melhor situar os conteúdos quando detalhados no transcorrer do curso.

Metodologia do Trabalho Científico

Ementa

O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Métodos e Técnicas de Estudo. Gestão de tempo e organização do Estudo Acadêmico. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa. Referências Bibliográficas. Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Objetivos

Reconhecer a importância da Metodologia do Trabalho Científico e do Estudo como requesito básico para aquisição de conhecimento e elaboração dos trabalhos acadêmicos, para gerenciamento da sua própria aprendizagem e desenvolvimento.

Introdução a Algoritmos

Ementa

Noções de lógica de programação. Processo de resolução de problemas. Dados, expressões e algoritmos sequenciais. Estruturas de controle. Noções de Vetores e Matrizes. Modularização.

Objetivos

Permitir que o aluno desenvolva o raciocínio lógico aplicado à solução de problemas em nível computacional, além de introduzir os conceitos básicos de desenvolvimento de algoritmos, de forma a propiciar uma visão crítica e sistemática sobre resolução de problemas e prepará-lo para a atividade de programação.