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Engenharia de Software (CESICC305) - 2020/2

Ementa

Introdução e princípios da Engenharia de Software. Processos de Desenvolvimento de Software – tradicionais e ágeis. Medição e Análise e Modelagem de um Software. Engenharia de Requisitos. Teste, Verificação e Validação de Software. Evolução em Software. Introdução à Engenharia de Software Experimental. Noções sobre Qualidade de Software.

Objetivos

Capacitar o aluno a ter uma visão geral sobre Engenharia de Software, tornando-o capaz de utilizar os métodos de Engenharia de Software para aprimorar o desenvolvimento de sistemas computacionais.

Empreendedorismo em Informática (CESICC801) - 2020/2

Ementa

Estudo da atividade empreendedora. Identificação de oportunidades de negócio e a elaboração de planos de negócios. Concepção de produtos e serviços. Estudo das características do empreendedor, bem como as atividades inerentes ao empreendedorismo, tais como negociação, marketing e estudos de viabilidade. Planejamento e implantação de empresas. Questões legais para constituição de empresas.

Objetivos

Estimular no aluno o espírito empreendedor, ajudando-o a entender seu potencial e suas características, bem como os fatores-chave de sucesso através do estudo de casos reais.

Paradigmas de Linguagens de Programação (CESICC306) - 2020/2

Ementa

Introdução aos conceitos das linguagens de programação modernas. Sintaxe e Semântica das linguagens de programação. Diferentes paradigmas de programação (Imperativo, Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Estudo comparativo das linguagens de programação. Elementos das linguagens de programação modernas: estruturas de dados e de controle, ambiente de execução, subrotinas; recursividade; Aspectos de projeto de Linguagens de Programação.

Objetivos

Capacitar o aluno a compreender os diferentes paradigmas de linguagens existentes assim como as principais características e peculiaridades das linguagens de programação.

Algoritmos e Técnicas de Programação II (CESICC202) -2020/2

Ementa

Introdução aos paradigmas de linguagem de programação. Tipos básicos de dados, variáveis e operadores. Comandos de controle, seleção e iteração. Funções e passagem de parâmetros. Vetores e matrizes. Cadeias de caracteres (Strings). Ponteiros e alocação dinâmica. E/S com arquivos.

Objetivos

Permitir que o aluno desenvolva habilidades para resolver problemas usando a linguagem de programação C. Aplicar boas práticas e técnicas de programação, fazendo uso de recursos apropriados da linguagem.