Estágio Curricular Supervisionado III
Ementa
Ações de regência, em salas de aula de Matemática no Ensino Fundamental regular e na Educação de Jovens e Adultos. Ao final do estágio deverá ser apresentado um relatório que descreva as atividades realizadas com uma análise reflexiva de sua prática docente.
Objetivos
-Implementar novas alternativas metodológicas para o ensino fundamental.
-Vivenciar e refletir sobre a prática docente a nível fundamental.
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Ementa
Construção, pelo aluno, do projeto de pesquisa em Educação Matemática, que dará início a construção do Trabalho de Conclusão de Curso sob a orientação de um docente do Curso de Matemática. Início da Pesquisa que terá seus resultados apresentados no TCC.
Objetivos
- Elaborar um projeto de pesquisa em Educação Matemática com vistas a minimizar as dificuldades presentes no ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Básico.
- Iniciar a pesquisa em Educação Matemática que terá seus resultados apresentados no TCC.
Cálculo II
Ementa
Integrais definidas e indefinidas. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração: Método de integração por partes. Mudança de variáveis. Integração de funções racionais. Integração de potências e produto de funções trigonométricas. Aplicações das Integrais na resolução de problemas de outras ciências e na própria Matemática. Integrais Impróprias.
Objetivos
Compreender a integral como limite de soma de área, com o intuito de identificar a importância do Teorema Fundamental do Cálculo para cálculo de integral, a fim de aplicar à resolução de problemas da Matemática, da Física, da Engenharia, da Economia, da Biologia e outras ciências os conceitos de integral.
Introdução à computação
Ementa
Breve história da Computação. Conceitos básicos de computação. Sistema operacional. Editores de texto. Planilha Eletrônica, Software de Apresentação. Papel da informática no ensino/aprendizagem. Ferramentas de informática na educação. Desenvolvimento e documentação de programas. Conceito de linguagem algorítmica. |
Objetivos
Conhecer os conceitos gerais sobre a informática, fundamentos, características e visões futuras dos computadore
Introdução à computação.
Ementa
Concepção, histórico, fundamentos; organização do trabalho pedagógico na escola básica; tendências pedagógicas da educação brasileira; planejamento e avaliação do ensino-aprendizagem; abordagens interativas mediadas pela tecnologia educacional.
Objetivos
Apropriar-se dos fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem, para desenvolver ações pedagógicas no atual contexto educacional.
Cálculo II
Ementa
Integrais definidas e indefinidas. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração: Método de integração por partes. Mudança de variáveis. Integração de funções racionais. Integração de potências e produto de funções trigonométricas. Aplicações das Integrais na resolução de problemas de outras ciências e na própria Matemática. Integrais Impróprias.Objetivos
- Conhecer as definições de integral definida e indefinida.
- Aplicar à resolução de exercícios e problemas os diferentes métodos de integração.
- Conhecer o conceito de integral imprópria.
- Aplicar à resolução de problemas de da Física e outras ciências os conceitos de integral.
- Conhecer e aplicar a exercícios os principais teoremas do cálculo integral.
Álgebra Linear II
Ementa
Aplicações lineares. Núcleo e imagem. Transformações lineares e matrizes. Produto interno. Formas bilineares. Forma quadrática. Forma canônica.
Objetivos
Fazer o uso de ferramentas teórico-metodológicas de ensino de acorda com as peculiaridades dos alunos de forma que com esses meios os mesmos venham adquirir conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento educacional.
GEOMETRIA 1
Ementa
O Método Dedutivo. Triângulos. Paralelismo: Teorema de Tales. Polígonos. Quadriláteros. Circunferência e Círculo. Medida de segmentos. Semelhança. Relações métricas no triângulo retângulo. Triângulos quaisquer. Relações métricas no círculo. Áreas de figuras planas.
Objetivos
Conhecer os objetos geométricos e físicos, para aplica-los adequadamente o vocabulário e os conceitos e definições de Geometria no plano para resolver problemas colocados dia a dia ou em outras disciplinas, além de apresentar o rigor lógico e o pensamentos dedutivo e indutivo.