Ayuda con Buscar cursos

Estágio Curricular Supervisionado III

Ementa

Ações de regência, em salas de aula de Matemática no Ensino Fundamental regular e na Educação de Jovens e Adultos. Ao final do estágio deverá ser apresentado um relatório que descreva as atividades realizadas com uma análise reflexiva de sua prática docente.

Objetivos

-Implementar novas alternativas metodológicas para o ensino fundamental.

-Vivenciar e refletir sobre a prática docente a nível fundamental.

Trabalho de Conclusão de Curso 1

Ementa

Construção, pelo aluno, do projeto de pesquisa em Educação Matemática, que dará início a construção do Trabalho de Conclusão de Curso sob a orientação de um docente do Curso de Matemática. Início da Pesquisa que terá seus resultados apresentados no TCC.

Objetivos

- Elaborar um projeto de pesquisa em Educação Matemática com vistas a minimizar as dificuldades presentes no ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Básico.

- Iniciar a pesquisa em Educação Matemática que terá seus resultados apresentados no TCC.

Cálculo II

Ementa

Integrais definidas e indefinidas. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração: Método de integração por partes. Mudança de variáveis. Integração de funções racionais. Integração de potências e produto de funções trigonométricas. Aplicações das Integrais na resolução de problemas de outras ciências e na própria Matemática. Integrais Impróprias.

Objetivos

Compreender a integral como limite de soma de área, com o intuito de identificar a importância do Teorema Fundamental do Cálculo para cálculo de integral, a fim de aplicar à resolução de problemas da Matemática, da Física, da Engenharia, da Economia, da Biologia e outras ciências os conceitos de integral.

Introdução à computação

Ementa

Breve história da Computação. Conceitos básicos de computação. Sistema operacional. Editores de texto. Planilha Eletrônica, Software de Apresentação. Papel da informática no ensino/aprendizagem. Ferramentas de informática na educação. Desenvolvimento e documentação de programas. Conceito de linguagem algorítmica.


Objetivos

Conhecer os conceitos gerais sobre a informática, fundamentos, características e visões futuras dos computadore

Introdução à computação.

Ementa

Concepção, histórico, fundamentos; organização do trabalho pedagógico na escola básica; tendências pedagógicas da educação brasileira; planejamento e avaliação do ensino-aprendizagem; abordagens interativas mediadas pela tecnologia educacional.

Objetivos

Apropriar-se dos fundamentos teórico-metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem, para desenvolver ações pedagógicas no atual contexto educacional.

Cálculo II

Ementa

Integrais definidas e indefinidas. Teorema Fundamental do Cálculo. Técnicas de Integração: Método de integração por partes. Mudança de variáveis. Integração de funções racionais. Integração de potências e produto de funções trigonométricas. Aplicações das Integrais na resolução de problemas de outras ciências e na própria Matemática. Integrais Impróprias.

Objetivos

  • Conhecer as definições de integral definida e indefinida.
  • Aplicar à resolução de exercícios e problemas os diferentes métodos de integração.
  • Conhecer o conceito de integral imprópria.
  • Aplicar à resolução de problemas de da Física e outras ciências os conceitos de integral.
  • Conhecer e aplicar a exercícios os principais teoremas do cálculo integral.

Álgebra Linear II

Ementa

Aplicações lineares. Núcleo e imagem. Transformações lineares e matrizes. Produto interno. Formas bilineares. Forma quadrática. Forma canônica.

Objetivos

Fazer o uso de ferramentas teórico-metodológicas de ensino de acorda com as peculiaridades dos alunos de forma que com esses meios os mesmos venham adquirir conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento educacional.

GEOMETRIA 1

Ementa

O Método Dedutivo. Triângulos. Paralelismo: Teorema de Tales. Polígonos. Quadriláteros. Circunferência e Círculo. Medida de segmentos. Semelhança. Relações métricas no triângulo retângulo. Triângulos quaisquer. Relações métricas no círculo. Áreas de figuras planas.

Objetivos

Conhecer os objetos geométricos e físicos, para aplica-los adequadamente o vocabulário e os conceitos e definições de Geometria no plano para resolver problemas colocados dia a dia ou em outras disciplinas, além de apresentar o rigor lógico e o pensamentos dedutivo e indutivo.