Ajuda com Pesquisar cursos

Geografia Geral

Ementa

Conteúdo básico para ensino Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Introdução ao ensino de Geografia. A terra, sua localização no sistema solar, os astros. Orientação: pontos cardeais e colaterais. Movimento da terra e consequências. Posição geográfica do Brasil, do Estado, do Município. A nossa cidade: limites, extensão, população. Aspectos físicos: relevo, hidrografia, clima, vegetação. Meios de transporte e comunicação. Aspectos socioeconômicos: extrativismo, agricultura, pecuária, indústria e comércio, turismo ecológico. Pressupostos pedagógicos e cartográficos para ensino de Geografia na Educação infantil e no ensino fundamental. A geografia a partir da perspectiva indígena.

Objetivos

Compreender as construções das representações das crianças e jovens no processo de apropriação das suas dimensões espaço-temporais.

Geografia Geral

Ementa

Conteúdo básico para ensino Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Introdução ao ensino de Geografia. A terra, sua localização no sistema solar, os astros. Orientação: pontos cardeais e colaterais. Movimento da terra e consequências. Posição geográfica do Brasil, do Estado, do Município. A nossa cidade: limites, extensão, população. Aspectos físicos: relevo, hidrografia, clima, vegetação. Meios de transporte e comunicação. Aspectos socioeconômicos: extrativismo, agricultura, pecuária, indústria e comércio, turismo ecológico. Pressupostos pedagógicos e cartográficos para ensino de Geografia na Educação infantil e no ensino fundamental. A geografia a partir da perspectiva indígena.

Objetivos

Compreender as construções das representações das crianças e jovens no processo de apropriação das suas dimensões espaço-temporais.

História da Educação brasileira e Amazônica copiar 1

Objetivo Geral Proporcionar ao futuro licenciado, conhecimento acerca dos princípios básicos da evolução da história da educação brasileira e amazônica em uma perspectiva histórico-crítica transformadora; analisando o processo de formação histórico-educacional da sociedade brasileira e amazônica nas relações entre educação e sociedade.


Ementa A historiografia brasileira: sua renovação teórico-metodológica e as repercussões no ensino de histía da educação no Brasil. A educação voltada á elite: dos tempos coloniais do Brasil republicano. “a tutela indígena: das ordens religiosas do Brasil colônia aos orgaõs governamentais contemporôneos e a destruição da sua identidade cultural. A nova LDB e a tentativa de recuperação das memórias históricas indígenas.