Ajuda com Pesquisar cursos

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Ementa

Introdução: conceitos básicos de poluição e de toxicologia, principais agentes poluidores. Fontes da poluição: naturais, domésticas e industriais. Poluição por compostos orgânicos biodegradáveis: processos de oxidação, eutrofização, efeitos nos ecossistemas, técnicas de análise da poluição orgânica, legislação, estudo de casos. Poluição por organismos patogênicos: principais agentes, contaminação versus infecção, organismos e compostos indicadores, legislação. Poluição por tensioativos: classificação e composição química dos detergentes, efeitos ambientais e técnicas de análise. Poluição por rejeitos sólidos: classificação, formas de descarte, impactos ambientais, técnicas de tratamento, legislação. Poluição por compostos orgânicos refratários: usos e classificação, fontes de poluição e técnicas de controle, efeitos nos ecossistemas, legislação, estudo de casos. Poluição térmica: fontes, efeitos ambientais, estudo de casos. Poluição por metais pesados: fontes, efeitos nos ecossistemas marinhos, legislação, estudo de casos. Poluição radioativa: princípios da radioatividade, fontes naturais e antrópicas, efeitos nos ecossistemas, medidas preventivas e de controle, legislação, estudo de casos. Poluição por petróleo e derivados: origem e composição química, fontes de poluição, comportamento do petróleo e derivados na água, efeitos nos ecossistemas, métodos de prevenção e controle, legislação, estudo de casos.

Objetivos

Promover o conhecimento das diferentes formas de poluição hídrica e dos principais agentes poluidores.

Discutir e sensibilizar para a problemática da poluição da água nos âmbitos global, nacional e local, considerando o contexto da gestão dos recursos hídricos.

Indicadores de Sustentabilidade Aplicados à Gestão dos Recursos Hídricos

Ementa

  1. O conceito de desenvolvimento sustentável no contexto dos recursos hídricos;
  2. A necessidade de informações estratégicas - dificuldades e limites;
  3. Histórico e marcos conceituais no uso de indicadores e sistemas de informações em sustentabilidade voltados à tomada de decisão em recursos hídricos;
  4. Informações em sustentabilidade e recursos hídricos como ferramenta de gestão – monitoramento, disponibilidade e acesso à informação, instituições atuantes;
  5. Modelos para construção e aplicação de indicadores de sustentabilidade aplicados aos recursos hídricos nos setores governamental, empresarial e sociedade civil;
  6. Desenvolvimento e utilização de indicadores - estudos de casos.

Objetivos

Conhecer e refletir sobre a aplicabilidade dos indicadores de sustentabilidade e sua aplicação a gestão de recursos hídricos.

Hidrologia e Qualidade de Água

Ementa

Conceitos, definições e princípios hidrológicos. Ciclo hidrológico (precipitação, infiltração, evaporação e evapotranspiração, escoamento superficial e subterrâneo). Características físicas de bacias hidrográficas. Características climáticas. Medidas hidrológicas. Levantamentos de dados para estudos hidrológicos.

Objetivos

Definir fenômenos, princípios e conceitos dos processos que governam a circulação da água na natureza. Elaborar e analisar cálculos referentes à aplicação da Hidrologia nos Recursos Hídricos.