TECLADO FUNCIONAL I
Ementa
Apresentação do teclado eletrônico, suas partes e seu funcionamento. Posição no teclado e postura. Dedilhado. Exercícios de 5 dedos a base das escalas maiores e menores. Desenvolvimento da coordenação das mãos. Leitura melódica e rítmica (usando metrônomo ou bateria eletrônica do teclado). Passagem do polegar e deslocamento da posição da mão. Estudo das escalas maiores e menores com suas respectivas tríades (acordes e arpejos). Leitura de sistemas incluindo dois pentagramas. Harmonização de melodias folclóricas e de canções da MPB. Criação de seus próprios arranjos com uso dos recursos do teclado eletrônico. Utilização do sistema de cifras. Transposição melódica e harmônica. Acompanhamento ao teclado. Teclado como ferramenta para o estudo da percepção rítmica, análise de formas e estruturas musicais.
Objetivos
1) Apresentar o teclado eletrônico, suas partes e seu funcionamento. 2) Formar uma postura corporal correta com posicionamento adequado das mãos, braços e ombros. 3) Treinar dedilhado com exercícios para articulação de 5 dedos a base das escalas maiores-menores. 4) Desenvolver a coordenação das mãos. 5) Desenvolver leitura melódica e rítmica (usando metrónomo ou bateria eletrônica dos diferentes estilos). 6) Treinar a passagem do polegar e deslocamento da posição da mão. Estudar as escalas maiores e menores com suas respectivas tríades (acordes e arpejos). 7) Desenvolver habilidades de leitura do repertório escrito nas pautas duplas (sistemas) com abreviaturas musicais de repetição, dinâmicas, cesuras, acentos, non legato, legato, indicações de andamento e de expressão. 8) Fazer harmonização de melodias folclóricas e de canções da MPB. Utilizar do sistema de cifras. 9) Conhecer as técnicas para transposição melódica e harmônica. Acompanhamento ao teclado. 10) Fomentar a criação de seus próprios arranjos e melodias com uso dos recursos do teclado eletrônico (sugestão de timbres e padrões rítmicos, emprego das funções do acompanhamento automático, intro, fills, ending, synchro-start, etc...). 11) Utilizar o teclado como ferramenta para o estudo da percepção rítmica, análise de formas e estruturas musicais.