Propagação e Antenas para Sistemas Embarcados

Ementa

Características das Radiocomunicações: Meios de transmissão, atmosfera terrestre, tipos de propagação, espectro de radiofrequências Propagação no Espaço Livre, Propagação na Troposfera, Difração em Obstáculos Naturais, Desvanecimento, Ondas Ionosféricas. Radiopropagação associada a Sistemas Embarcados. Parâmetros Fundamentais de Antenas. Antenas Lineares: Monopolos e Dipolos, Conjuntos: Dipolos com Plano Refletor, Refletor de Canto, Yagi, Log Periódica, e Antenas de Micro-Ondas. Antenas utilizadas em Sistemas Embarcados.

Objetivos

Geral

- Descrever as faixas de frequências utilizadas nas radiocomunicações e os tipos de propagação associados com sistemas eletrônicos embarcados, as propriedades da atmosfera terrestre e os principais fenômenos que afetam os radioenlaces. Definir os parâmetros  fundamentais das antenas e apresentar os principais tipos de antenas e suas aplicações nos sistemas eletrônicos embarcados e de automação industrial.

Específicos:

- Abordar a propagação no espaço livre, os sistemas de comunicação que sofrem influência das propriedades da troposfera, os efeitos dos obstáculos sobre a transmissão, o desvanecimento, a confiabilidade do enlace e técnicas de diversidade. Definir as características e propriedades fundamentais das antenas utilizadas em aplicações de MF, HF, VHF, UHF e SHF, sempre buscando associar com sistemas eletrônicos embarcados e de automação industrial.