Gestão da Qualidade

Ementa

O Conceito moderno de Qualidade. Perda Zero. Normas Técnicas e procedimentos relacionados. Os conceitos de Deming, Juran, Crosby e outros. A técnica TQC. As normas NBR ISO 9001 e 14.000 –. Análise de modos de falhas. Confiabilidade de produtos e serviços. Kaisen. Metodologia para análise e solução de problemas; Gerenciamento da Qualidade. Aspectos de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Protocolo de Kyoto. Questões conceituais e de fundamentação em meio ambiente e em educação ambiental. Formação para a cidadania ativa visando uma ação transformadora da realidade socioambiental.

Objetivos

Geral:

Proporcionar ao aluno uma visão técnica da gestão de um sistema de qualidade, capacitando-o a implementar diretrizes nas normativas ISO e conhecer a utilização de ferramentas da qualidade, de produtos e serviços, em harmonia com as diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente.

Específico:

Desenvolver uma visão sistêmica do produto/processo/serviços dentro dos requisitos de Qualidade. Despertar a capacidade de visualizar/melhorar continuamente processos e serviços prestados. Estimular a utilização das ferramentas da Qualidade para identificar e propor soluções de problemas. Despertar a capacidade no aluno para ser um facilitador/colaborador dentro de um sistema/programa de Gestão da Qualidade. Disseminar o conhecimento é conscientizar à preservação do Meio Ambiente e sua utilização sustentável. Despertar no aluno a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.