Design Instrucional

Ementa

Conceito e fundamentos do design instrucional. Modelos de design instrucional. Os momentos do design: identificação, especificação, produção, ação e reflexão. As práticas do design instrucional: análise contextual, design de unidades de aprendizagem, especificação de roteiros e storyboards, design de conteúdos multimídia, design da interface humano-computador, design da interação, design de ambiente virtual de aprendizagem, design de feedback e avaliação. Estudo de instruções visuais conceituais de sistemas de informação. Aspectos conceituais, taxonômicos e metodológicos aplicados à análise e desenvolvimento de instruções visuais. Modelos de análise de design instrucional. Eficácia informacional e a otimização de soluções na produção de material instrucional. Estudos de modelos experimentais de design instrucional. Criação de Objetos de Aprendizagem.

Objetivos

Avaliar a ergonomia de interface de materiais educacionais a partir do reconhecimento de características básicas para sua utilização em atividades de aprendizagem. Fazer a seleção de objetos de aprendizagem e utilizá-los em consonância com as abordagens pedagógicas adotadas. Projetar atividades que explorem a interação como principal mecanismo de aprendizagem. Construir objetos de aprendizagem interativos. Avaliar objetos de aprendizagem do ponto de vista pedagógico e utilizá-los em atividades de aprendizagem.