Help with Search courses

Educação Física nos Programas de Saúde Governamental (SUS) e não Governamentais

Ementa:

- Conhecer o SUS e as Instituições de saúde privada, desde o surgimento até os dias atuais, as leis que regem os mesmos, bem como as funções dos profissionais de saúde em particular o Educador Físico.

Objetivo Geral:

- Compreender conceitos e programas vinculados ao SUS e instituições não governamentais em relação à Educação Física.


ENADE EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAR

Objetivos:

- Proporcionar oportunidade de aprofundamento de estudos ligados a temas que correspondam aos Conteúdos Específicos,  assegurando ainda o diálogo interdisciplinar por intermédio da abordagem de temas contemporâneos.

- Instrumentalizar os estudantes em relação aos métodos de ensino e aprendizagem para aprofundamento das questões do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.


EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ementa

Análise e reflexão crítica epistemológica da prática da cultura corporal de movimentos, desenvolvidas na escola no ensino fundamental. Fundamentos, Objetivos e conteúdo da Educação Física, visando proposição e problematização de práticas pedagógicas de acordo com as diretrizes curriculares e proposta pedagógica das escolas no ensino fundamental.

Objetivos

Compreender a educação física e sua relevância social na cultura corporal de movimentos, identificando através de teorias e práticas as diferentes possibilidades de sistematização de objetivos e conteúdo de ensino a serem desenvolvidos no ensino fundamental.

Desenvolvimento e Controle Motor

Ementa

Características e mudanças físicas, cognitivas, motoras, afetivas, sociais e fisiológicas que ocorrem no indivíduo ao longo de sua vida e dos fatores que podem influenciar nesse processo. Os mecanismos responsáveis pelo controle de movimentos. Sistema sensorial e performance motora. Ativação, atenção e performance motora. Percepção no desempenho de tarefas motoras. Organização da resposta motora.

Objetivos

Conhecer as mudanças físicas, cognitivas, motoras, afetivas, sociais e fisiológicas que ocorrem no indivíduo e fundamentar a prática docente, permitindo uma atuação responsável dos professores de Educação Física frente ao Desenvolvimento e Controle Motor dos escolares.

Metodologia do Trabalho Científico (MTC)

Ementa

Pesquisa científica como processo de busca de soluções de problemas. Caracterização geral do método científico. O trabalho científico como proposta de transformação social e como forma de leitura e sistematização da observação empírica. Abordagens metodológicas de pesquisa em várias áreas do conhecimento, neste sentido: Medicina, Odontologia, Enfermagem e Educação Física.

Objetivos

Capacitar o aluno ao exercício do trabalho de investigação científica, permitindo a compreensão do seu papel no processo de pesquisa e aprendizagem.