Disciplina Saúde da Criança
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Fornecer ao aluno o conhecimento em pediatria a fim de capacitá-lo para o atendimento geral na área. Ênfase na prevenção, na puericultura e identificação das doenças mais prevalentes na infância reconhecendo as peculiaridades regionais da Amazônia. Semiologia pediátrica: anamnese, exame físico e exames complementares. Perinatologia: aspectos relevantes da gravidez e parto; RN normal e patológico. Puericultura: crescimento e desenvolvimento; imunizações; nutrição. Patologias clínicas: diagnóstico e tratamento. Patologias cirúrgicas: diagnóstico e tratamento. Urgências/Emergências.
Objetivos
Integrar e capacitar o aluno no atendimento à criança e ao adolescente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com participação em atividades nos Centros de Saúde (ou Unidades Básicas de Saúde) e serviços hospitalares. Conhecer a metodologia de trabalho da Atenção Primária, enfatizando a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, a inter-relação dos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde, o trabalho em equipe e as ações interdisciplinares.. Exercitando a semiologia pediátrica, a puericultura, a perinatologia . Reconhecer as principais patologias clínicas e cirúrgicas de recém-nascidos, crianças e adolescentes. Proporcionar compreensão para que o aluno possa atuar de forma adequada na atenção ao binômio: família-criança, com bases éticas e humanitárias, além de desenvolvimento de senso crítico quanto à prática médica e ensino.
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Adicione aqui a ementa...Objetivos
Adicione aqui os objetivos...Nefrologia Pediátrica
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Avaliação da Função Renal em crianças; interpretação de exames de urina e de imagem; infecção do trato urinário; distúrbios miccionais e treinamento de toalete; hipertensão arterial na infância e adolescência; emergências hipertensivas; síndrome nefrítica; hidratação venosa em pediatria
Objetivos
Proporcionar conhecimentos que possibilitem a atuação do interno de medicina no atendimento integral à criança e adolescência com ênfase nas doenças renais, metabólicas e na criança gravemente enferma.
Saúde da Criança - infecções congênitas
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Principais infecções congênitas no Brasil. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Aspectos éticos e relação médico-paciente.Objetivos
Apresentar ao aluno ferramentas teóricas necessárias ao diagnóstico e tratamento correto das principais infecções congênitas.Ambulatório de Pediatria/Puericultura da Residência Médica - R1
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O programa de Residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão. O residente do primeiro ano de residência médica deve ter um treinamento em serviço de 3 meses em ambulatório de pediatria geral voltado para puericultura. Além do treinamento prático em serviço é importante o desenvolvimento de atividades teóricas. O programa teórico-prático deverá ser desenvolvido com o grau de complexidade crescente, priorizando as metodologias ativas e estimulantes de forma incentivar a responsabilidade pela própria educação médica permanente e a prática dentro de contexto ético, legal e técnico de alto nível.
Objetivos
Tem-se como objetivos do desse ambiente virtual e do estágio:- 1. Promover a integração dos conhecimentos básicos e clínicos para avaliar e orientar o processo normal do crescimento e desenvolvimento na infância.
- 2. Instrumentalizar o residente para reconhecer a importância das condições ambientais, psicológicas e socioculturais no atendimento das crianças e adolescentes.
- 3. Ajudar o residente a comprrender os conceitos de atenção primária, atenção secundária e atenção terciária nos sistemas de saúde e o sistema de referência e contra referência.
- 4. Apoiar o residente a desenvolver proficiência na coleta de história adequada e no exame físico de crianças ao longo de toda sua trajetória de desenvolvimento, desde o nascimento até a etapa de transição para a vida adulta.
- 5. Ofertar materiais para ajudar o residente a trabalhar o aleitamento materno e o vínculo mãe-filho para o crescimento e desenvolvimento das crianças
- 6. Disponibilizar artigos para o médico em treinamento orientar alimentação complementar do lactente.
Ambulatório de Adolescentes Residência Ped UEA
Objetivo Geral |
· Desenvolver nos residentes habilidades específicas para atendimento de adolescentes. · Oferecer oportunidade de manejo de situações frequentes na adolescência, tais como: identificar situações de risco e abordagem da saúde reprodutiva e sexual.
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Ementa |
A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta marcada por intensas modificações físicas e psicossociais. Considerando as peculiaridades da adolescência é importante o residente de pediatria desenvolver habilidades especificas para atendimento dessa faixa etária. O estágio inclui a prática do atendimento do adolescente na RM de pediatria da UEA, abordagem de consulta médica diferenciada em dois tempos (momento com adolescente e família e outro momento apenas com adolescente) com a abordagem HEEADSSS para identificar agravos na adolescência e uso de consulta estruturada CLAP OMS/OPAS O pediatra deve saber manejar agravos frequentes na adolescências, saber identificar situações de risco, e realizar uma abordagem inicial em saúde reprodutiva e sexual. |
INTERNATO 1 em Puericultura e Pediatria
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No estágio em Pediatria I, o estudante deverá ter oportunidade de realizar atividades práticas em Pediatria Geral sob supervisão do docente com atividades em enfermaria, ambulatórios em pediatria.Objetivos
O estagio tem como objetivo proporcionar aos estudantes oportunidades para o aprendizado relativo à promoção e recuperação da saúde da criança, diagnóstico e tratamento das doenças mais prevalentes na infância e adolescência, tendo como espaços de ensino/aprendizagem os ambulatórios de puericultura e pediatria geral, enfermaria e pronto socorro infantil, além de subsídios teóricos e práticos para formação visando à integração do conhecimento na área de atenção à saúde da criança, incentivando o estudante a aprender a aprender.NUTROLOGIA PEDIATRICA
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Proporcionar adequada compreensão dos diversos aspectos relacionados aos princípios recomendáveis de nutrientes na alimentação/dieta em cada uma das etapas que se sucedem desde o nascimento até a adolescencia, com enfoque nos alimentos regionais. Conhecer as bases para prescrição de dieta enteral e parenteral, bem como, noções de Segurança alimentar e dos distúrbios nutrológicos mais freqüentes
NUTROLOGIA: Fisiologia, bioquímica, noções de macronutrientes e micronutrientes, metabolismo,avaliação nutricional, aleitamento materno, alimentação saudável em diversas fases da vida, alimentos da Amazônia, distúrbios nutrológicos, nutrição enteral e parenteral, segurança alimentar e situações ambulatoriais e hospitalares de Nutrolgia.
Objetivos
1. Discutir temas relacionados à saúde integral nutrologica da gestante, lactante e criança, com enfoque na vulnerabilidade social e psíquica
2. Incentivar o residente a auto_ educação permanente com atitude ativa na construção profissional
3.Compreender os fatores bioquímicos/fisiológicos/psico-socio-culturais que interferem no estabelecimento da alimentação na gestante, lactante, criança e adolescente;
4. Identificar e conhecer os alimentos regionais e a Segurança alimentar;
5. Conhecer as base teóricas da nutrição enteral e parenteral;
6. Incentivar o conhecimento sobre a Amazonia (biodiversidade da fauna e flora ) e a realidade nutrologica da criança amazonica
7. Fazer o diagnóstico clínico sindrômico e nosológico dos principais distúrbios nutrológicos
8. Treinar Pratica de aconselhamento na avaliação e condução nutrologica de crianças atendidas por obesidade e desnutrição
9. Acompanhamento clínico (antropométrico) e laboratorial (quando necessário).
10. Elaborar protocolo de atendimento com enfoque na realidade amazônica