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Disciplina Saúde da Criança

Ementa

Fornecer ao aluno o conhecimento em pediatria a fim de capacitá-lo para o atendimento geral na área. Ênfase na prevenção, na puericultura e identificação das doenças mais prevalentes na infância reconhecendo as peculiaridades regionais da Amazônia. Semiologia pediátrica: anamnese, exame físico e exames complementares. Perinatologia: aspectos relevantes da gravidez e parto; RN normal e patológico. Puericultura: crescimento e desenvolvimento; imunizações; nutrição. Patologias clínicas: diagnóstico e tratamento. Patologias cirúrgicas: diagnóstico e tratamento. Urgências/Emergências.


 

Objetivos

Integrar e capacitar o aluno no atendimento à criança e ao adolescente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com participação em atividades nos Centros de Saúde (ou Unidades Básicas de Saúde) e serviços hospitalares. Conhecer a metodologia de trabalho da Atenção Primária, enfatizando a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, a inter-relação dos diversos níveis de complexidade do sistema de saúde, o trabalho em equipe e as ações interdisciplinares.. Exercitando a semiologia pediátrica, a puericultura, a perinatologia . Reconhecer as principais patologias clínicas e cirúrgicas de recém-nascidos, crianças e adolescentes. Proporcionar compreensão para que o aluno possa atuar de forma adequada na atenção ao binômio: família-criança, com bases éticas e humanitárias, além de desenvolvimento de senso crítico quanto à prática médica e ensino.

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Objetivos

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Nefrologia Pediátrica

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Avaliação da Função Renal em crianças; interpretação de exames de urina e de imagem; infecção do trato urinário; distúrbios miccionais e treinamento de toalete; hipertensão arterial na infância e adolescência; emergências hipertensivas; síndrome nefrítica; hidratação venosa em pediatria

Objetivos

Proporcionar conhecimentos que possibilitem a atuação do interno de medicina no atendimento integral à criança e adolescência com ênfase nas doenças renais, metabólicas e na criança gravemente enferma.

Saúde da Criança - infecções congênitas

Ementa

Principais infecções congênitas no Brasil. Epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Aspectos éticos e relação médico-paciente.

Objetivos

Apresentar ao aluno ferramentas teóricas necessárias ao diagnóstico e tratamento correto das principais infecções congênitas.

Ambulatório de Pediatria/Puericultura da Residência Médica - R1

Ementa

O programa de Residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão. O residente do primeiro ano de residência médica deve ter um treinamento em serviço de 3 meses em ambulatório de pediatria geral voltado para puericultura. Além do treinamento prático em serviço é importante o desenvolvimento de atividades teóricas. O programa teórico-prático deverá ser desenvolvido com o grau de complexidade crescente, priorizando as metodologias ativas e estimulantes de forma incentivar a responsabilidade pela própria educação médica permanente e a prática dentro de contexto ético, legal e técnico de alto nível.


 

Objetivos

Tem-se como objetivos do desse ambiente virtual e do estágio: 


  •  1. Promover a integração dos conhecimentos básicos e clínicos para avaliar e orientar o processo normal do crescimento e desenvolvimento na infância. 
  •  2. Instrumentalizar o residente para reconhecer a importância das condições ambientais, psicológicas e socioculturais no atendimento das crianças e adolescentes. 
  •  3. Ajudar o residente a comprrender os conceitos de atenção primária, atenção secundária e atenção terciária nos sistemas de saúde e o sistema de referência e contra referência. 
  •  4. Apoiar o residente a desenvolver proficiência na coleta de história adequada e no exame físico de crianças ao longo de toda sua trajetória de desenvolvimento, desde o nascimento até a etapa de transição para a vida adulta. 
  •  5. Ofertar materiais para ajudar o residente a trabalhar o aleitamento materno e o vínculo mãe-filho para o crescimento e desenvolvimento das crianças 
  •  6. Disponibilizar artigos para o médico em treinamento orientar alimentação complementar do lactente.

Ambulatório de Adolescentes Residência Ped UEA

Objetivo Geral

·         Desenvolver nos residentes habilidades específicas para atendimento de adolescentes.

·         Oferecer oportunidade de manejo de situações frequentes na adolescência, tais como: identificar situações de risco  e abordagem da saúde reprodutiva e sexual.

 

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A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta marcada por intensas modificações físicas e psicossociais. Considerando  as peculiaridades da adolescência é importante o residente de pediatria desenvolver habilidades especificas para atendimento dessa faixa etária.

O estágio inclui a prática do atendimento do adolescente na RM de pediatria da UEA, abordagem de consulta médica diferenciada em dois tempos (momento com adolescente e família e outro momento apenas com adolescente)  com a abordagem HEEADSSS para identificar agravos na adolescência e uso de consulta estruturada CLAP OMS/OPAS

O pediatra deve saber manejar agravos frequentes na adolescências, saber identificar situações de risco,  e realizar uma abordagem inicial em saúde reprodutiva e sexual.

INTERNATO 1 em Puericultura e Pediatria

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No estágio em Pediatria I, o estudante deverá ter oportunidade de realizar atividades práticas em Pediatria Geral sob supervisão do docente com atividades em enfermaria, ambulatórios  em pediatria.

Objetivos

O estagio tem como objetivo proporcionar aos estudantes oportunidades para o aprendizado relativo à promoção e recuperação da saúde da criança, diagnóstico e tratamento das doenças mais prevalentes na infância e adolescência, tendo como espaços de ensino/aprendizagem os ambulatórios de puericultura e pediatria geral, enfermaria e pronto socorro infantil, além de subsídios teóricos e práticos para formação visando à integração do conhecimento na área de atenção à saúde da criança, incentivando o estudante a aprender a aprender.

NUTROLOGIA PEDIATRICA

Ementa

Proporcionar adequada compreensão dos diversos aspectos relacionados aos princípios recomendáveis de nutrientes na  alimentação/dieta em cada uma das etapas que se sucedem desde o nascimento até a adolescencia, com enfoque nos alimentos regionais. Conhecer as bases para prescrição de dieta enteral e parenteral, bem como, noções de Segurança alimentar e dos distúrbios nutrológicos mais freqüentes

NUTROLOGIA:  Fisiologia, bioquímica, noções de macronutrientes e micronutrientes, metabolismo,avaliação nutricional, aleitamento materno, alimentação saudável em diversas fases da vida, alimentos da Amazônia,  distúrbios nutrológicos, nutrição enteral e parenteral, segurança alimentar e situações ambulatoriais e hospitalares  de Nutrolgia.

Objetivos

1.    Discutir  temas relacionados à saúde integral  nutrologica da gestante, lactante e criança, com enfoque na vulnerabilidade social e psíquica

2.     Incentivar o residente a auto_ educação permanente com atitude ativa na construção profissional

3.Compreender os fatores bioquímicos/fisiológicos/psico-socio-culturais que interferem no estabelecimento da alimentação na gestante, lactante, criança e adolescente;

4.    Identificar  e conhecer os alimentos regionais e a Segurança alimentar;

5.    Conhecer as base teóricas da nutrição enteral e parenteral;

6.    Incentivar o conhecimento sobre a Amazonia (biodiversidade da fauna e flora ) e a realidade nutrologica da criança amazonica

7.    Fazer o diagnóstico clínico sindrômico e nosológico dos principais distúrbios nutrológicos

8. Treinar  Pratica de aconselhamento na avaliação e condução nutrologica de crianças atendidas por  obesidade e  desnutrição

9.    Acompanhamento clínico (antropométrico) e laboratorial (quando necessário).

10.    Elaborar protocolo de atendimento com enfoque na realidade amazônica