Educação ambiental
Ementa
A Questão Ambiental no contexto contemporâneo; Concepção de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável; Relações históricas: sociedade, ambiente e educação; Educação Ambiental: evolução, marcos referenciais nacionais e internacionais; Fundamentos básicos, objetivos e princípios norteadores; Legislação e Educação Ambiental; Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental; Meio Ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais; Educação Ambiental no contexto da Educação Não-Formal.
Objetivos
1. Fundamentar filosoficamente e historicamente a Educação Ambiental.
2. Capacitar os discentes a terem uma visão global dos problemas ambientais, sociais, econômicos e políticos tornando-os capazes de identificar os atores e fatores geradores.
Biologia Geral
Ementa
Evolução da vida e evolução dos reinos e domínios dos seres vivos, bem como suas características gerais. Propriedades gerais dos principais componentes químicos celulares: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, vitaminas, ácidos nucleicos e proteínas. Propriedades gerais dos vírus: classificação morfologia e replicação. Célula bacteriana: morfologia, estruturas e funções, metabolismo bacteriano e potencial biotecnológico. Anatomia e fisiologia celular básica: estrutura e funções das membranas celulares, das organelas citoplasmáticas e do citoesqueleto. Estudo do núcleo e seus componentes, mecanismos de divisão celular e do ciclo celular.
Objetivos
Desenvolver uma compreensão integrada dos fenômenos biológicos, envolvendo aspectos evolutivos, bioquímicos, morfológicos e fisiológicos dos seres vivos, tendo por base a abordagem celular.
Estágio Supervisionado III
Ementa
Regência para o Ensino Médio enfocando conceitos básicos de Química. Planejamento de aulas e materiais-didáticos a partir da análise das condições de trabalho, das metodologias de ensino e dos recursos didáticos. Desenvolvimento de projetos de pesquisa em Educação em Química e Ciências iniciados no Estágio Supervisionado I. A co-participação em sala de aula.
Objetivos
Analisar a formação pedagógica para o Ensino Médio, considerando práticas teórico-metodológicas que possibilitem a reflexão entre o saber teórico didático e a prática de ensino, bem como a subjetividade e intersubjetividade dos agentes envolvidos no processo educativo e na elaboração de trabalhos práticos, observação de aula e regência de classe como forma de perceber a educação numa perspectiva continuada, dialogada e interdisciplinar. Utilizar materiais do cotidiano para a realização de práticas para o Ensino da Química.
Química Geral I
Ementa
O método científico. Fórmulas, equações e estequiometria. Estrutura atômica e tabela periódica. Ligação Química. Reações químicas em solução aquosa. Experiências em laboratório. Noções elementares de segurança no trabalho com substâncias e equipamentos de Química. Equipamento básico de segurança. Técnicas básicas de laboratório. Análise dos dados das experiências. Energia e transformação. Gases. Soluções. Reações químicas. Aspectos quantitativos.
Objetivos
Geral:
Ministrar conhecimentos básicos de Química, importantes para a regência de ciências no Ensino Fundamental e Médio, integrando-os com aspectos do cotidiano.
Específicos:
Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
Criar um ambiente para que o discente tenha autonomia de estudo para que possa ser um agente ativo e participativo no seu processo de formação;
Contribuir com os conhecimentos da estrutura atômica, propriedades periódicas, ligações químicas, reatividade e gases para o a melhor compreensão da matéria e sua transformação.
Química Geral II
Ementa
Funções inorgânicas. Quantidade de matéria e o número de Avogadro. Fórmulas Percentual, Empírica e molecular. Estequiometria e lei de ação das massas. Propriedades das soluções e Solubilidade. Formas de expressão das concentrações. Termoquímica e as leis da Termodinâmica.
Objetivos
Geral:
Ministrar conhecimentos básicos de Química, importantes para a regência de ciências no Ensino Fundamental e Médio, integrando-os com aspectos do cotidiano.
Específicos:
Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
Criar um ambiente para que o discente tenha autonomia de estudo para que possa ser um agente ativo e participativo no seu processo de formação;
Contribuir com os conhecimentos das funções inorgânicas, soluções, suas propriedades e as formas de expressar as concentrações, termodinâmica química para o a melhor compreensão da matéria, sua transformação e energia.
Química Analítica I
Ementa
Introdução à química analítica; Medidas; Ferramentas do ofício; Certificação de qualidade e Método de calibração; Atividade química e equilíbrio químico; Solubilidade e equilíbrio de solubilidade; Reações ácido-base e equilíbrio ácido-base; Formação de complexo e equilíbrio de complexação; Reações de oxidação-redução e equilíbrio de oxidação-redução; Ensaios por via úmida e por via seca; Fundamentos teóricos e práticos da análise química qualitativa para identificação e separação dos principais cátions e ânions.
Objetivos
Permitir aos discentes os conhecimentos fundamentais das reações de precipitação, ácido-base, complexação e oxidação e redução, como base para o entendimento de metodologias de análises clássicas qualitativas e quantitativas, utilizadas elucidação e determinação cátions e ânions.
Físico-Química II
Ementa
Teoria cinética dos gases: postulados e definição molecular de pressão; distribuição de velocidade das partículas gasosas; colisões; efusão e difusão. Velocidade de reações químicas: leis de velocidade; reações químicas próximo do equilíbrio; equação de Arrhenius e dependência da temperatura; mecanismos e processos elementares; aproximação de estado estável; reações oscilantes e de cadeia; teoria do estado de transição. Catálise homogênea e heterogênea: fotoquímica, enzimas, catalisadores sólidos. Propriedades físicas e químicas de superfícies líquida e sólida: tensão superficial; efeitos de interface e filmes de superfície; adsorção e dessorção em superfícies sólidas. Propriedades reológicas de sistemas dispersos heterogêneos: reologia de fluídos newtonianos e não newtonianos. Coloides e micelas: classificação e propriedades; formação e estabilidade.
Objetivos
- Entender o comportamento cinético dos gases por meio dos princípios básicos de mecânica estatística;
- Descrever as leis de velocidade e os mecanismos das reações químicas bem como destacar os fatores que influenciam a velocidade de reações.
- Descrever de forma física e química como o processo de catálise homogênea ocorre em enzimas e de como a catálise heterogênea ocorre em superfícies sólidas.
- Entender como a deformação e o fluxo de sistemas dispersos heterogêneos influenciam suas propriedades.
- Descrição dos aspectos fundamentais de partículas coloidais.
- Destacando a formação e estabilidade de diferente coloides e de micelas.
Química orgânica I
Ementa
Introdução a Química orgânica; Introdução as funções orgânicas: alcanos, alceno, alcino e hidrocarbonetos cíclicos; compostos aromáticos, compostos orgânicos halogenados, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e derivados; compostos orgânicos nitrogenados; Estereoquímica
Objetivos
Definir os conceitos básicos de química orgânica, bem como contextualizar tais conceitos ao dia-a-dia do aluno, mostrando a inserção da química nas áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente.
Química Inorgânica I
Ementa
estrutura atômica e molecular; periodicidade dos elementos; modelos de ligação química: camada de valência, hibridização, orbital molecular; conceitos de acidez e basicidade; propriedades de solventes aquosos e não aquosos.
Objetivos
Desenvolver os fundamentos teóricos que caracterizam os elementos químicos a fim de obter ferramentas necessárias para descrição de suas propriedades atômica e molecular