Help with Search courses

Métodos qualitativos de Pesquisa em Saúde

Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa social em saúde. Ferramentas metodológicas e conceituais para o desenho e execução de pesquisas de cunho qualitativo. Serão abordados diferentes aspectos, etapas e questões: recorte do objeto; campo e métodos; planejamento, procedimentos metodológicos da pesquisa; estratégias de busca bibliográfica e uso de fontes; convenções da escrita científica; ética e reflexividade. Interesses de pesquisa e a sua inscrição no horizonte disciplinar das ciências humanas e sociais, e temático da saúde coletiva.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS

CONHECIMENTOS: Analisar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa em ciências humanas e sociais.

HABILIDADES: Realizar atividades acadêmicas direcionadas para o exercício de leitura e escrita de textos científicos, tendo por referência relatórios de pesquisa qualitativa.

ATITUDES: Realizar atividades acadêmicas direcionadas para o exercício de leitura e escrita de textos científicos, tendo por referência relatórios de pesquisa qualitativa.

Gestão, Trabalho e Educação na Saúde

Ementa

Modelos de Gestão e de tomada de decisão; Sistemas de Informação em Saúde; Financiamento e regulação em saúde; Instrumentos de Gestão em saúde; Modelos integrados de Saúde.Redes de atenção; Linhas de Cuidado; Escopos de prática, produção e difusão do conhecimento; Formação, educação permanente e força de trabalho no território amazônico.

Objetivos

Insira aqui os objetivos gerais da disciplina.

Seminários de Pesquisa

Ementa

Seminários de Pesquisa I - Ferramentas conceituais e metodológicas para o recorte do objeto de estudo e delineamento dos projetos de pesquisa; Abordagem e discussão crítica de informações em saúde como ferramentas de pesquisa em saúde; Acesso, Tratamento, Padronização e Análise Exploratória de Banco de dados; Sistemas de Autorização da Pesquisa (Sistema CEP/CONEP, SISBIO, CEGEN); Busca bibliográfica em bases de dados; Gerenciamento de referências bibliográficas; Bases de dados secundários de interesse para a saúde; Redação científica; Discussão crítica em sala de aula dos projetos de pesquisa. Seminários de Pesquisa II - Apresentação e discussão crítica em sala de aula dos projetos de pesquisa; oficina de trabalho envolvendo aspectos teóricos e metodológicos dos estudos.

Objetivos

Insira aqui os objetivos gerais da disciplina.

Epidemiologia II

Ementa

Confiabilidade e validade em estudos epidemiológicos; vieses de aferição/informação; vieses de seleção; confundimento e modificação de efeito; causalidade e inferência causal em epidemiologia; leitura crítica de artigos científicos.

Objetivos

Proporcionar conhecimentos de epidemiologia que contribuam com o desenvolvimento do raciocínio epidemiológico, o delineamento de estudos no campo do conhecimento da saúde coletiva, a interpretação adequada de trabalhos científicos e a compreensão sobre os determinantes de desfechos em saúde nas populações.

Politicas de saúde no contexto amazônico

Ementa

Descrição e reflexão sobre as especificidades regionais; Redes e Sistemas de Saúde na região Amazônica; Condicionantes e determinantes sociais; Políticas Públicas de Saúde para as regiões de fronteira na Amazônia Legal e Internacional.

Objetivos

Promover um espaço de reflexão sobre o estabelecimento e efetivação das políticas de saúde no contexto amazônico, considerando a determinação social do processo saúde-doença, as especificidades regionais, discutindo o acesso as redes de atenção à saúde, o processo de regionalização , as políticas de atenção básica e o impacto das regiões de fronteiras para a saúde da população.

Epidemiologia I 2021

Ementa

Formação histórica da epidemiologia. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva. Medidas de Saúde coletiva. Vigilância Epidemiológica. Sistemas de Informação em Saúde. Fundamentos da Pesquisa Epidemiológica. Desenhos de estudos epidemiológicos; Medidas de frequência, medidas de associação e medidas de impacto. Dinâmica dos principais agravos em saúde na região Amazônica.

Objetivo

Compreender a epidemiologia e sua importância como ciência básica da saúde coletiva no processo saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos, através de discussão e problematização.