Tópicos Especiais em Saúde Coletiva II - Antropologia da Saúde e a Prática Etnográfica
Ementa:
Antropologia da Saúde no cenário global. Antropologia da saúde desde a América do Sul. A prática etnográfica para além do método. Etnografias em serviços de saúde. Etnografia de documentos. Pedagogias de saúde. Abordagens decoloniais, antirracistas, feministas e LGBTQIA+ à saúde. Entrevistas e técnicas de análise qualitativa. Ética e campos sensíveis de pesquisa. Processos de subjetivação e sujeição. Marcadores sociais da diferença e interseccionalidade. Direitos humanos e saúde da população LGBTQIA+. HIV/aids e suas tecnologias. HIV/aids e saúde global. Esta disciplina compõe o processo formativo do projeto de pesquisa “Profilaxia para exposição ao HIV na América do Sul: etnografia das experiências de acesso, uso e gestão”, financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde (Chamada No 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva), sob a coordenação de André Machado e Kris H. Oliveira.
Objetivos:
- Oferecer ferramentas teóricas, metodológicas e práticas para a compreensão crítica dos fenômenos de saúde sob uma perspectiva antropológica.
- Possibilitar a troca de experiências de pesquisa entre docentes e discentes.
- Proporcionar subsídios para a análise crítica dos fenômenos relacionados à saúde tendo em vista leituras decolonias, antirracistas, feministas e LGBTQIA+.
- Apresentar técnicas de coleta e análise de dados qualitativos no escopo da abordagem etnográfica.
COMPETENCIAS E HABILIDADES
- Desenvolver a capacidade de analisar criticamente os fenômenos de saúde a partir de uma perspectiva antropológica, identificando as influências
culturais, sociais, econômicas e políticas nesses processos.
- Apreender conceitos antropológicos para pensar práticas, políticas e serviços de saúde, com um enfoque especial nas questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
- Exercitar o pensamento crítico para questionar e desafiar suposições normativas e estereótipos relacionados à saúde e às políticas de saúde.
- Capacitar os alunos a pensarem etnograficamente e a conduzirem pesquisas qualitativas em saúde, utilizando técnicas como observação participante, entrevistas, grupos focais e análise de documentos.
- Integrar conhecimentos de diferentes disciplinas (como antropologia, psicologia, saúde pública) para uma compreensão abrangente dos problemas de saúde.
- Promover a sensibilidade e a responsabilidade ética na condução de pesquisas e intervenções em saúde, especialmente em contextos vulneráveis e sensíveis.