Tópicos Especiais em Saúde Coletiva II - Antropologia da Saúde e a Prática Etnográfica
Ementa:
Antropologia da Saúde no cenário global. Antropologia da saúde desde a América do Sul. A prática etnográfica para além do método. Etnografias em serviços de saúde. Etnografia de documentos. Pedagogias de saúde. Abordagens decoloniais, antirracistas, feministas e LGBTQIA+ à saúde. Entrevistas e técnicas de análise qualitativa. Ética e campos sensíveis de pesquisa. Processos de subjetivação e sujeição. Marcadores sociais da diferença e interseccionalidade. Direitos humanos e saúde da população LGBTQIA+. HIV/aids e suas tecnologias. HIV/aids e saúde global. Esta disciplina compõe o processo formativo do projeto de pesquisa “Profilaxia para exposição ao HIV na América do Sul: etnografia das experiências de acesso, uso e gestão”, financiado pelo CNPq e pelo Ministério da Saúde (Chamada No 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva), sob a coordenação de André Machado e Kris H. Oliveira.
Objetivos:
- Oferecer ferramentas teóricas, metodológicas e práticas para a compreensão crítica dos fenômenos de saúde sob uma perspectiva antropológica.
- Possibilitar a troca de experiências de pesquisa entre docentes e discentes.
- Proporcionar subsídios para a análise crítica dos fenômenos relacionados à saúde tendo em vista leituras decolonias, antirracistas, feministas e LGBTQIA+.
- Apresentar técnicas de coleta e análise de dados qualitativos no escopo da abordagem etnográfica.
COMPETENCIAS E HABILIDADES
- Desenvolver a capacidade de analisar criticamente os fenômenos de saúde a partir de uma perspectiva antropológica, identificando as influências
culturais, sociais, econômicas e políticas nesses processos.
- Apreender conceitos antropológicos para pensar práticas, políticas e serviços de saúde, com um enfoque especial nas questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
- Exercitar o pensamento crítico para questionar e desafiar suposições normativas e estereótipos relacionados à saúde e às políticas de saúde.
- Capacitar os alunos a pensarem etnograficamente e a conduzirem pesquisas qualitativas em saúde, utilizando técnicas como observação participante, entrevistas, grupos focais e análise de documentos.
- Integrar conhecimentos de diferentes disciplinas (como antropologia, psicologia, saúde pública) para uma compreensão abrangente dos problemas de saúde.
- Promover a sensibilidade e a responsabilidade ética na condução de pesquisas e intervenções em saúde, especialmente em contextos vulneráveis e sensíveis.
Epidemiologia I - 2024
Ementa
Formação histórica da epidemiologia. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva. Medidas de Saúde coletiva. Vigilância Epidemiológica. Sistemas de Informação em Saúde. Fundamentos da Pesquisa Epidemiológica. Desenhos de estudos epidemiológicos; Medidas de frequência, medidas de associação e medidas de impacto. Dinâmica dos principais agravos em saúde na região Amazônica.Objetivos educacionais por competência
CONHECIMENTOS - Conhecer os fundamentos da Epidemiologia bem como os delineamentos de estudos observacionais e as medidas de saúde coletiva. Conhecer os fatores envolvidos no processo saúde-doença. Conhecer os componentes do processo envolvido na Vigilância em Saúde, as etapas de um sistema de informação em saúde e os principais sistemas brasileiros.HABILIDADES - Relacionar a importância da Epidemiologia para a aplicação de medidas de proteção, prevenção e controle de agravos nos grupos humanos. Identificar quais os fatores envolvidos na investigação e notificação de doenças. Interpretar os principais indicadores de Saúde. Saber encontrar informações oficiais nos sistemas brasileiros. Saber classificar os tipos de estudos epidemiológicos e quando realizar cada tipo de estudo.
ATITUDES - Reconhecer a disciplina de epidemiologia como uma das bases para descrição dos principais agravos em saúde na região Amazônica. Reconhecer o papel do profissional de saúde no processo da vigilância em saúde. Reconhecer a complexidade e importância de um sistema de informação. Reconhecer a importância da ciência e das evidências produzidas por meio dos estudos epidemiológicos.
Epidemiologia I 2022
Ementa
Formação histórica da epidemiologia. História natural e prevenção de doenças. Epidemiologia descritiva. Medidas de Saúde coletiva. Vigilância Epidemiológica. Sistemas de Informação em Saúde. Fundamentos da Pesquisa Epidemiológica. Desenhos de estudos epidemiológicos; Medidas de frequência, medidas de associação e medidas de impacto. Dinâmica dos principais agravos em saúde na região Amazônica.Objetivos educacionais por competência
CONHECIMENTOS - Conhecer os fundamentos da Epidemiologia bem como os delineamentos de estudos observacionais e as medidas de saúde coletiva. Conhecer os fatores envolvidos no processo saúde-doença. Conhecer os componentes do processo envolvido na Vigilância em Saúde, as etapas de um sistema de informação em saúde e os principais sistemas brasileiros.HABILIDADES - Relacionar a importância da Epidemiologia para a aplicação de medidas de proteção, prevenção e controle de agravos nos grupos humanos. Identificar quais os fatores envolvidos na investigação e notificação de doenças. Interpretar os principais indicadores de Saúde. Saber encontrar informações oficiais nos sistemas brasileiros. Saber classificar os tipos de estudos epidemiológicos e quando realizar cada tipo de estudo.
ATITUDES - Reconhecer a disciplina de epidemiologia como uma das bases para descrição dos principais agravos em saúde na região Amazônica. Reconhecer o papel do profissional de saúde no processo da vigilância em saúde. Reconhecer a complexidade e importância de um sistema de informação. Reconhecer a importância da ciência e das evidências produzidas por meio dos estudos epidemiológicos.
Métodos qualitativos de Pesquisa em Saúde
Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa social em saúde. Ferramentas metodológicas e conceituais para o desenho e execução de pesquisas de cunho qualitativo. Serão abordados diferentes aspectos, etapas e questões: recorte do objeto; campo e métodos; planejamento, procedimentos metodológicos da pesquisa; estratégias de busca bibliográfica e uso de fontes; convenções da escrita científica; ética e reflexividade. Interesses de pesquisa e a sua inscrição no horizonte disciplinar das ciências humanas e sociais, e temático da saúde coletiva.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
CONHECIMENTOS: Analisar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa em ciências humanas e sociais.
HABILIDADES: Realizar atividades acadêmicas direcionadas para o exercício de leitura e escrita de textos científicos, tendo por referência relatórios de pesquisa qualitativa.
ATITUDES: Realizar atividades acadêmicas direcionadas para o exercício de leitura e escrita de textos científicos, tendo por referência relatórios de pesquisa qualitativa.
Gestão, Trabalho e Educação na Saúde
Ementa
Modelos de Gestão e de tomada de decisão; Sistemas de Informação em Saúde; Financiamento e regulação em saúde; Instrumentos de Gestão em saúde; Modelos integrados de Saúde.Redes de atenção; Linhas de Cuidado; Escopos de prática, produção e difusão do conhecimento; Formação, educação permanente e força de trabalho no território amazônico.Objetivos
Insira aqui os objetivos gerais da disciplina.Seminários de Pesquisa
Ementa
Seminários de Pesquisa I - Ferramentas conceituais e metodológicas para o recorte do objeto de estudo e delineamento dos projetos de pesquisa; Abordagem e discussão crítica de informações em saúde como ferramentas de pesquisa em saúde; Acesso, Tratamento, Padronização e Análise Exploratória de Banco de dados; Sistemas de Autorização da Pesquisa (Sistema CEP/CONEP, SISBIO, CEGEN); Busca bibliográfica em bases de dados; Gerenciamento de referências bibliográficas; Bases de dados secundários de interesse para a saúde; Redação científica; Discussão crítica em sala de aula dos projetos de pesquisa. Seminários de Pesquisa II - Apresentação e discussão crítica em sala de aula dos projetos de pesquisa; oficina de trabalho envolvendo aspectos teóricos e metodológicos dos estudos.Objetivos
Insira aqui os objetivos gerais da disciplina.Epidemiologia II
Ementa
Confiabilidade e validade em estudos epidemiológicos; vieses de aferição/informação; vieses de seleção; confundimento e modificação de efeito; causalidade e inferência causal em epidemiologia; leitura crítica de artigos científicos.Objetivos
Proporcionar conhecimentos de epidemiologia que contribuam com o desenvolvimento do raciocínio epidemiológico, o delineamento de estudos no campo do conhecimento da saúde coletiva, a interpretação adequada de trabalhos científicos e a compreensão sobre os determinantes de desfechos em saúde nas populações.Politicas de saúde no contexto amazônico
Ementa
Descrição e reflexão sobre as especificidades regionais; Redes e Sistemas de Saúde na região Amazônica; Condicionantes e determinantes sociais; Políticas Públicas de Saúde para as regiões de fronteira na Amazônia Legal e Internacional.Objetivos
Promover um espaço de reflexão sobre o estabelecimento e efetivação das políticas de saúde no contexto amazônico, considerando a determinação social do processo saúde-doença, as especificidades regionais, discutindo o acesso as redes de atenção à saúde, o processo de regionalização , as políticas de atenção básica e o impacto das regiões de fronteiras para a saúde da população.Epidemiologia I 2021
Ementa
Objetivo
Compreender a epidemiologia e sua importância como ciência básica da saúde coletiva no processo saúde-doença, sua distribuição e seus determinantes em grupos humanos, através de discussão e problematização.