INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS E MIDIAS DIGITAIS
EMENTA: Dado, Informação, Conhecimento. Geração, transmissão, recepção, estocagem e tratamento de informações. Sinal e ruído. Sistemas de codificação e decodificação. Tecnologias, métodos e técnicas. Tecnologia analógica vs. digital: características, limitações, pontos fortes. As principais tecnologias digitais e as redes digitais de comunicação. As mídias digitais. O tratamento de informações digitais: texto, imagens, áudio, vídeo. Principais softwares utilizados. Dispositivos e tecnologias de armazenamento digital: características e funcionalidades.
OBJETIVOS
Compreender a definição de conceitos das diversas ferramentas utilizadas em mídias digitais.
Conhecer o uso de novas tecnologias que possam ser alinhadas a uma nova visão pedagógica.
Incentivar a produção de mídias digitais no contexto educacional
OBJETIVOS
Compreender a definição de conceitos das diversas ferramentas utilizadas em mídias digitais.
Conhecer o uso de novas tecnologias que possam ser alinhadas a uma nova visão pedagógica.
Incentivar a produção de mídias digitais no contexto educacional
Difusão de Objetos Pedagógicos Educacionais
Ementa:
Principais atividades após a produção dos Objetos Pedagógicos Educacionais (OPE). O planejamento da difusão. A escolha do modelo de difusão (classes distribuídas, ensino online, comunidade de prática, sistemas de suporte à performance). Verificação e validação dos objetos pedagógicos. Processos de controle de qualidade dos objetos pedagógicos. Repositórios de Objetos Pedagógicos Educacionais.
Objetivos da Disciplina:
Geral:
Desenvolver competências e habilidades necessárias para a difusão eficaz de Objetos Pedagógicos Educacionais (OPE), promovendo a utilização e a integração desses recursos dentro dos ambientes educacionais, assegurando sua qualidade e acessibilidade.
Específicos:
Analisar e implementar estratégias de planejamento para a difusão de OPE, considerando diferentes contextos e a diversidade de públicos-alvo.
Avaliar e selecionar modelos adequados de difusão, como classes distribuídas, ensino online e comunidades de prática, para otimizar o impacto educacional dos OPE.
Realizar processos de verificação e validação de OPE, estabelecendo padrões de controle de qualidade e promovendo a utilização de repositórios especializados que garantam acesso e atualização desses recursos.
Principais atividades após a produção dos Objetos Pedagógicos Educacionais (OPE). O planejamento da difusão. A escolha do modelo de difusão (classes distribuídas, ensino online, comunidade de prática, sistemas de suporte à performance). Verificação e validação dos objetos pedagógicos. Processos de controle de qualidade dos objetos pedagógicos. Repositórios de Objetos Pedagógicos Educacionais.
Objetivos da Disciplina:
Geral:
Desenvolver competências e habilidades necessárias para a difusão eficaz de Objetos Pedagógicos Educacionais (OPE), promovendo a utilização e a integração desses recursos dentro dos ambientes educacionais, assegurando sua qualidade e acessibilidade.
Específicos:
Analisar e implementar estratégias de planejamento para a difusão de OPE, considerando diferentes contextos e a diversidade de públicos-alvo.
Avaliar e selecionar modelos adequados de difusão, como classes distribuídas, ensino online e comunidades de prática, para otimizar o impacto educacional dos OPE.
Realizar processos de verificação e validação de OPE, estabelecendo padrões de controle de qualidade e promovendo a utilização de repositórios especializados que garantam acesso e atualização desses recursos.
Professor: ANA CLÁUDIA ARAÚJO DINIZ uea