Help with Search courses

História do Teatro I

Ementa

Fundamentos teóricos e historiográficos do teatro. Origens, Ritual e desenvolvimento do teatro na Grécia (Aristóteles, Aristófanes, Sófocles, Esquilo e Eurípedes) e em Roma. Estudo dos fatos, tendências e gêneros teatrais na Idade Média: mistérios moralidades, milagres e o Teatro Profano.

Objetivos

Promover os conhecimentos básicos referentes ao estudo da história do teatro na Idade Média.

Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico

Ementa

Noções de Direitos Constitucionais da Educação Brasileira; Retrospectiva Histórica; Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei n. 4.024 de 20.10.1961; Lei n. 5.692 de 11.08.1971; Lei n. 9.394 de 20.12.96; Legislação Complementar e Pareceres do Conselho Federal de Educação, Diretrizes e Normas do Sistema de Ensino do Estado do Amazonas.

Objetivos

Conhecer as Leis do Ensino no Brasil.
  • Refletir sobre a situação política, econômica e social;
  • Estabelecer relações entre as diferentes Leis de Diretrizes que regem a Educação no Brasil;
  • Debater as questões sobre a Educação: seus avanços e anseios.

Pedagogia do Teatro

Ementa

Integração entre os polos Teatro e Pedagogia. Pesquisa em teatro-educação: perspectivas, métodos e aplicação. Análise dos aspectos normativos e legislativos do ensino de teatro. Investigação e elaboração de material didático. Identificação dos campos de trabalho

Objetivos

Conhecer as bases epistemológicas da Pedagogia do Teatro necessárias à experimentação e compreensão das metodologias de ensino do teatro.

Tópicos de Práticas Teatrais II

Ementa

Experimentação de situações didático-pedagógicas de trabalho colaborativo no ensino de teatro na educação não-formal.


 

Objetivos

Experienciar situações didático-pedagógicas que ocorrem em contextos não formais de educação de forma a preparar o estudante para a prática docente em uma abordagem metodológica colaborativa junto à comunidade.