Estagio Supervisionado III

Tendências da Educação matemática no ensino Fundamental ou Médio: Resolução de Problemas; Ludicidade e material concreto; História da matemática; Tecnologia no ensino; Modelagem matemática; Etnomatematica. Produção de material didático para o Ensino de Matemática. Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem de Matemática. Análise de livros didáticos utilizados no Ensino de Matemática nível Fundamental ou Médio. Orientações para elaboração do Relatório do Estágio Supervisionado de Matemática observando as normas da ABNT, regulamento e modelo contido no PPC.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Diagnóstico, Observação e Auxilio-regência do Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio – 1º ao 3º ano. Regência: Planejamento, implementação e avaliação de novas alternativas metodológicas para o Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao licenciado o domínio de instrumentos teóricos e práticos relacionados ao exercício da docência em Matemática.

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Discutir sobre os pressupostos teóricos das principais tendências da Educação Matemática

Observar a realidade escolar identificando as dificuldades no ensino-aprendizagem de Matemática no ensino fundamental e possibilidades de intervenção de proposta metodológica conforme tendências da educação Matemática;

Elaborar planos de aula no ensino fundamental ou médio conforme tendências da Educação Matemática;

Aplicar os planos de aula de Matemática do ensino fundamental ou médio e instrumentos de análise de dados na escola.

Analisar os resultados obtidos com a aplicação dos planos de aula e instrumentos de coleta de dados na escola.