Psicologia do Desenvolvimento
Ementa:
A invenção da infância e da adolescência e a emergência do estudo do desenvolvimento humano. O estudo do ciclo da vida e a promoção de saúde. Fatores determinantes do processo de desenvolvimento humano. Teorias do Desenvolvimento Humano. A Infância, a adolescência e a vida adulta na sociedade contemporânea: debates em torno de temas atuais e suas implicações no ensino.
Geral:
Compreender a concepção de ciclo da vida, os elementos que influenciam no processo de desenvolvimento humano e os diferentes enfoques teóricos que buscam explicar tal fenômeno.
Específicos:
- Identificar o objeto de estudo e propósitos sociais da Psicologia do Desenvolvimento, bem como seus métodos de investigação e interface com a Educação;
- Reconhecer os ciclos de desenvolvimento humano e sua relação com a promoção da Educação e saúde;
- Debater a ideia de infância e de adolescência como construções sociais;
- Conhecer os pressupostos básicos das principais teorias do desenvolvimento em psicologia e suas contribuições à Educação.
· Debater temas atuais da Psicologia do Desenvolvimento.
Professor: ANDREZZA BELOTA LOPES MACHADO