Educação e Ambiente
EMENTA
A relação homem e ambiente na história e as diferentes implicações desta
relação na evolução das sociedades. As bases da Educação Ambiental: seus
diferentes processos no âmbito educacional. O ambiente no contexto do campo,
das águas e da floresta. A Educação Ambiental como estratégia de aproximação do
homem com o ambiente.
Geral
- Apresentar uma abordagem da Educação e Ambiente no contexto do campo, das águas e da floresta, bem como os impactos das ações antrópicas e avanços tecnológicos no decorrer da história, no equilíbrio, na dinâmica dos ecossistemas e nas relações sociais, levando o aluno a reflexão e um olhar crítico capaz de induzir dinâmicas sociais que levam a mudanças individuais e coletivas, que subsidiem a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida para essas populações.
Específicos
Conceituais
- Compreender os pilares e a contextualização histórica da relação home e ambiente, tendo como base a evolução e o estabelecimento das principais conceitos de educação ambiental e ambiente no contexto do campo;
- Conhecer as bases da Educação Ambiental e seus diferentes processos no âmbito educacional como pré-requisitos para consolidação e aplicação de conceitos, teorias e práticas da Educação Ambiental;
- Discutir o ambiente no contexto do campo, das águas e da floresta, bem como os Impactos dos modelos de desenvolvimento para as populações do campo.
- Apresentar a Educação Ambiental como estratégia de aproximação do homem com o ambiente entendendo a ética ambiental como base para a sustentabilidade, com uma gestão socioambiental integradora
-
Procedimentais
- Interpretar figuras, imagens, mapas, imagens de satélites, esquemas didáticos, organogramas, tabelas e representações gráficas.
- Observar as relações home e ambiente e características ambientais que regem essa realçao.
- Equacionar relações entre causas, efeitos, consequências e diretrizes procedimentais na tomada de decisões tendo como base a temática ambiental.
- Coletar dados e informações em campo e sala de aula através de observação e análises qualitativas
- Atuar de forma multidisciplinar para o planejamento das ações de Educação Ambiental
Atitudinais
- Valorizar a necessidade de manutenção dos recursos naturais como modelo plausível de desenvolvimento.
- Sensibilizar-se com o funcionamento dos ecossistemas, como meio de concatenar ações e tomadas de decisão frente a problemas ecológicos e adequações sanitárias.
Professor: ENEIDA REGINA DAS NEVES NASCIMENTO