Educação e Ambiente

EMENTA

A relação homem e ambiente na história e as diferentes implicações desta relação na evolução das sociedades. As bases da Educação Ambiental: seus diferentes processos no âmbito educacional. O ambiente no contexto do campo, das águas e da floresta. A Educação Ambiental como estratégia de aproximação do homem com o ambiente.

Geral

  • Apresentar uma abordagem da Educação e Ambiente no contexto do campo, das águas e da floresta, bem como os impactos das ações antrópicas e  avanços tecnológicos no decorrer da história, no equilíbrio, na dinâmica dos ecossistemas e nas relações sociais, levando o aluno a reflexão e  um olhar crítico  capaz de induzir dinâmicas sociais que levam a mudanças individuais e coletivas, que subsidiem a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida para essas populações.

 Específicos

    Conceituais

  • Compreender os pilares e a contextualização histórica da relação home e ambiente, tendo como base a evolução e o estabelecimento das principais conceitos de educação ambiental e ambiente no contexto do campo;
  • Conhecer as bases da Educação Ambiental e  seus diferentes processos no âmbito educacional como pré-requisitos para consolidação e aplicação de conceitos, teorias e práticas  da Educação Ambiental;
  • Discutir o ambiente no contexto do campo, das águas e da floresta, bem como os Impactos dos modelos de desenvolvimento para as populações do campo.
  • Apresentar a Educação Ambiental como estratégia de aproximação do homem com o ambiente entendendo a ética ambiental como base para a sustentabilidade, com uma gestão socioambiental integradora
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  •    Procedimentais

    • Interpretar figuras, imagens, mapas, imagens de satélites, esquemas didáticos, organogramas, tabelas e representações gráficas.
    • Observar as relações home e ambiente  e características ambientais que regem essa realçao.
    • Equacionar relações entre causas, efeitos, consequências e diretrizes procedimentais na tomada de decisões tendo como base a temática ambiental.
    • Coletar dados e informações em campo e sala de aula através de observação e análises qualitativas
    • Atuar de forma multidisciplinar para o planejamento das ações de Educação Ambiental

     

       Atitudinais

    • Valorizar a necessidade de manutenção dos recursos naturais como modelo plausível de desenvolvimento.
    • Sensibilizar-se com o funcionamento dos ecossistemas, como meio de concatenar ações e tomadas de decisão frente a problemas ecológicos e adequações sanitárias.
    Agir de acordo com preceitos éticos no que tange a observância da matriz da biodiversidade  na inserção do indivíduo/empresa nos contextos global, nacional, estadual ou municipal, frente a relações sociais e econômicas que balizam a sociedade e suas relações.