Piano Complementar I
EMENTA
O piano como instrumento complementar na formação do aluno de Regência. Utilização do piano como ferramenta de análise, preparação e ensaio do repertório coral e orquestral. Estratégias de leitura e memorização ao piano. Prática de harmonização. Prática de repertório solo, a 4 mãos e/ou 2 pianos envolvendo formas, texturas e estilos variados.
OBJETIVO
1) Consolidar uma postura saudável e ergonômica ao piano.
2) Consolidar a consciência muscular, especialmente o conceito de equilíbrio entre tonicidade, flexibilidade e relaxamento dentro do contexto de diferentes texturas musicais.
3) Desenvolver o senso de estilo (fraseado, dinâmicas, articulação, pedal, etc.), executando repertório consistindo de obras originais de compositores de diferentes períodos históricos e nacionalidades, além de transcrições de obras orquestrais e/ou corais.
4) Desenvolver o controle do uso do pedal e relacioná-lo com o contexto harmônico. Percepção de gradações de pedal, tensão harmônica, pedal sincopado, etc.
5) Compreender a forma musical e funções harmônicas de cada peça estudada, além de realizar atividades de harmonização.
6) Expor técnicas de estudo e memorização, fazendo paralelos com o estudo do repertório de Regência.
7) Praticar a leitura à primeira vista de repertório para piano solo, a 4 mãos, 2 pianos.
8) Estudar as tonalidades maiores e menores, suas escalas e respectivas arpejos.
9) Desenvolver repertório a ser apresentado perante banca ao final do período.