PIANO COMPLEMENTAR V
Ementa
O piano como instrumento complementar na formação do aluno de Regência. Utilização do piano como ferramenta de estudo, preparação e ensaio do repertório coral e orquestral. Estratégias de leitura e memorização ao piano. Prática de harmonização. Prática de repertório solo, a 4 mãos e/ou 2 pianos envolvendo formas, texturas e estilos variados. Prática de acompanhamento vocal e/ou instrumental. Relação entre música e texto.
Objetivos
1. Consolidar o senso de estilo (fraseado, dinâmicas, articulação, pedal, etc.), executando repertório consistindo de obras originais de compositores de diferentes períodos históricos e nacionalidades, além de transcrições de obras orquestrais e/ou corais.
2. Consolidar o controle do uso do pedal e relacioná-lo com o contexto harmônico. Percepção de gradações de pedal, tensão harmônica, pedal sincopado, etc.
3. Compreender a forma musical e funções harmônicas de cada peça estudada, além de realizar atividades de harmonização.
4. Expor técnicas de estudo e memorização, fazendo paralelos com o estudo do repertório de Regência.
5. Praticar a leitura à primeira vista de repertório para piano solo, a 4 mãos, 2 pianos, além de grades corais e orquestrais.
6. Estudar as tonalidades maiores e menores, suas escalas e respectivas arpejos.
7. Praticar o acompanhamento vocal, com ênfase na relação entre música e texto.
8. Praticar o acompanhamento instrumental.
9. Desenvolver repertório a ser apresentado perante banca ao final do período.