Ajuda com Pesquisar cursos

Prova de Monitoria - Ciências Contábeis

Ementa

A monitoria docente, atividade extracurricular prática de apoio didático pedagógico, prevista no art. 84 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, apresenta-se como uma importante ferramenta subsidiária ao aluno monitor, que busca desenvolver habilidades inerentes a prática docente como forma de incentivo para a carreira e ainda, como instrumento facilitador de minimização de problemas relacionados à retenção e a evasão. A vista do exposto é que o Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas estabeleceu por objetivo, assegurar aos acadêmicos dos cursos de graduação a oportunidade de desenvolverem referidas experiências.

Objetivos

Quanto aos tipos de monitoria, destacam-se duas modalidades, ambas com carga horária a ser cumprida no período de 12 (doze) horas semanais sem gerar qualquer tipo de vínculo trabalhista com a UEA. 

 Monitoria Remunerada: Aquela realizada pelo aluno-monitor por meio de bolsas concedidas pela UEA. 

 Monitoria Voluntária: Aquela em que o aluno-monitor realiza voluntariamente a monitoria, sem recebimento de bolsa remunerada.

Finanças Públicas

Ementa

Estudo das finanças públicas: o Estado na Economia; a evolução das funções de Governo; função alocativa, distributiva e estabilizadora; eficiência econômica e distribuição de renda. Conhece políticas macroeconômicas com foco na Política Fiscal; Política Fiscal e Monetária: Instrumentos, Interação e efeitos sobre a demanda e o produto. Conhece a Teoria das Finanças Públicas e os Princípios Teóricos das Finanças Públicas; bens públicos e recursos comuns: poder de mercado, informação assimétrica, externalidades, impostos, imposto de Pigou, tarifas, subsídios. Analisa as receitas públicas: o que são tributos; os principais tributos; a dívida pública e alternativas de financiamento dos gastos públicos; o gasto público; o orçamento público. Estuda e reflete sobre as finanças públicas no Brasil e a Lei de Responsabilidade Fiscal; federalismo Fiscal; Reforma Tributária; imposto sobre valor agregado; guerra fiscal; planejamento tributário.

Objetivos

Dar uma visão geral do funcionamento das finanças do Setor Público. Compreender e aplicar os procedimentos contábeis como instrumento de planejamento, controle, execução, decisão e avaliação no âmbito governamental.

Contabilidade Industrial

Ementa

A contabilidade industrial e sua aplicação nas organizações. Nomenclatura e classificação de custos. Contabilização nos sistemas de inventário periódico e sistemas de inventário permanente de consumo de Material Direto, Mão de Obra e Custos Indiretos de Fabricação. Gestão industrial. Escrituração e rateio dos custos indiretos de fabricação.

Objetivos

Proporcionar conhecimentos, conceitos e fundamentos básicos da contabilidade de custos e habilitá-los a efetuar todos os procedimentos sobre a escrituração da empresa industrial e registros contábeis relacionados aos custos fabris.

Finanças Pessoais

Ementa

Conceitos básicos sobre finanças pessoal/familiar. Formação de poupança. O processo de planejamento financeiro pessoal. Orçamento familiar e controle de gastos. Avaliação de perfil: Objetivos, necessidades, restrições e prioridades. Estratégia de investimentos. Desenvolvimento de um plano financeiro.

Objetivos

Desenvolver habilidades para melhorar a qualidade de vida de todo cidadão e por extensão a seus familiares, a partir de atitudes comportamentais, de planejamento e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicados no seu dia a dia. Como também promover o sucesso pessoal e profissional, tanto em períodos de tranquilidade econômica como de crise