Ayuda con Buscar cursos

Estágio supervisionado III

Ementa

Tendências da Educação matemática no ensino Fundamental ou Médio: Resolução de Problemas; Ludicidade e material concreto; História da matemática; Tecnologia no ensino; Modelagem matemática; Etnomatematica. Produção de material didático para o Ensino de Matemática. Avaliação do Processo Ensino-aprendizagem de Matemática. Análise de livros didáticos utilizados no Ensino de Matemática nível Fundamental ou Médio. Orientações para elaboração do Relatório do Estágio Supervisionado de Matemática observando as normas da ABNT, regulamento e modelo contido no PPC.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Diagnóstico, Observação e Auxilio-regência do Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio – 1º ao 3º ano. Regência: Planejamento, implementação e avaliação de novas alternativas metodológicas para o Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Implantar uma proposta de atividades para a melhoria do Ensino Fundamental ou Médio conforme tendências da Educação Matemática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discutir sobre os pressupostos teóricos das principais tendências da Educação Matemática; Observar a realidade escolar identificando as dificuldades no ensino-aprendizagem de Matemática no ensino fundamental e possibilidades de intervenção de proposta metodológica conforme tendências da educação Matemática; Elaborar planos de aula no ensino fundamental ou médio conforme tendências da Educação Matemática; Aplicar os planos de aula de Matemática do ensino fundamental ou médio e instrumentos de análise de dados na escola. Analisar os resultados obtidos com a aplicação dos planos de aula e instrumentos de coleta de dados na escola.

Temas Transversais

Ementa

Os temas contemporâneos transversais conforme a BNCC com destaque ao tema Meio Ambiente que inclui Educação Ambiental e Educação para o Consumo. Compreensão do conceito de transversalidade na educação Matemática. Modelagem matemática e transversalidade. O currículo de Matemática na abordagem transversal contemporânea.

Objetivos

Discutir a importância e implicações que os temas transversais contemporâneos têm para a Educação Matemática apresentando a modelagem matemática como alternativa metodológica para sua aplicação no currículo escolar de Matemática.

Estágio Supervisionado IV

Ementa

Estudo exploratório e investigativo sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem em Matemática observadas nas disciplinas de Estagio I, II e III a partir dos fundamentos teóricos dos PCN/PCNEM e das tendências da Educação Matemática no ensino Fundamental ou Médio. Orientações para elaboração do Relatório do Estágio Supervisionado de Matemática observando as normas da ABNT, regulamento e modelo contido no PPC.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Diagnóstico, Observação, Auxilio-regência e Regência do Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio – 1º ao 3º ano. Regência: Planejamento, implementação e avaliação de novas alternativas metodológicas para o Ensino de Matemática no Nível Fundamental ou Médio.

Objetivos

Implantar uma proposta de atividades para a melhoria do Ensino Fundamental ou Médio a partir do estudo exploratório/investigativo sobre as dificuldades de ensino e aprendizagem em Matemática observadas nas disciplinas de Estagio I, II e III.