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A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

EMENTA:

Concepção de desenvolvimento e aprendizagem e suas diversas trajetórias. A educação especial na perspectiva da psicologia sócio-histórica. Interações sociais no contexto educacional e o lugar da docência. Introdução ao estudo da aprendizagem e do desenvolvimento - infância, adolescência, idade adulta e velhice. O Normal e o Patológico. Contribuições da psicologia e da pedagogia à prática escolar cotidiana na compreensão da educação especial inclusiva. Parcerias, Família, comunidade e a diferença. Problematizações em torno da medicalização da infância.

OBJETIVOS:

  • Analisar as etapas do desenvolvimento humano e seus processos de aprendizagens a partir de uma concepção sócio-histórica;
  • Refletir sobre os processos de aprendizagens considerando as etapas de ensino e suas modalidades na perspectiva da educação especial inclusiva;
  • Evidenciar a importância dos saberes e práticas oriundos das experiências das famílias atípicas, articulando-os com as experiências pedagógicas das escolas.

Trabalho de conclusão de curso

Ementa: Orientações gerais e acompanhamento do TCC

Objetivos da Disciplina:

Geral:

Elaborar um Trabalho de Conclusão de curso, preferencialmente em formato relato de experiência, na área de Ensino de Biologia

 Específicos:

Apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, HISTÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

EMENTA:

Histórico da Educação Especial: da Educação especial às diferenças. Os marcos legais e outros documentos nacionais e internacionais da educação Inclusiva.  Políticas e Diretrizes da educação especial e Inclusiva.  Educação Inclusiva nos processos de escolarização.  aspectos Pedagógicos da Educação Inclusiva na Rede de Ensino de Manaus

OBJETIVO GERAL:

 Analisar a história da Educação Especial e Inclusiva a partir de seus fundamentos políticos e pedagógicos e suas relações com os movimentos sociais na perspectiva dos direitos humanos.

Objetivo Específico:

Analisar as relações e diferenças da Educação Especial e da Educação Especial na perspectiva da inclusão e suas implicações no processo de escolarização, conhecendo seus aspectos históricos e sociais.

OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA PERSEPCTIVA DOS DIREITOS HUMANOS E DA DIVERSIDADE ETNOCULTURAL

EMENTA:

Quem são os sujeitos da Educação Especial e Inclusiva? Perfil dos(as) alunos(as) da educação inclusiva e do público-alvo da educação especial e suas características linguísticas, biopsicossociais e étnicas. Os Direitos Humanos. Construção social da diferença. Marcadores sociais da diferença e os processos de exclusão/inclusão no contexto educacional. A escola diante da diferença. Cultura de paz nas escolas. Diferença, diversidade, etnicidade, desigualdade e movimentos sociais. As práticas escolares, os contextos, o acolhimento, respeito e a valorização da diferença no contexto escolar.