METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E METODOLOGIA ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
EMENTA:
A perspectiva da pesquisa-formação. Pesquisa-ação. Escudo de caso. Etnografia. Pesquisas com os cotidianos escolares. As Conversas como metodologia da pesquisa. Tipologias de projetos. Elaboração do diagnóstico da escola. (Re)conhecendo território escolar e seus sujeitos. Plano de Educação Individual (PEI). As metodologias ativas, inclusão e aprendizagem por projetos. As novas tecnologias de aprendizagens. Os Projetos Formativos e de Aprendizagens. Problematização. Sumário de Aprendizagens. Plano de Ação.
Professor: Vinicius Alves da Rosa, Johmara Assis dos Santos, EGLE BETANIA PORTELA WANZELER, Marcia Maria Brandao Elmenoufi, Regina Celia Moraes Vieira, ANA CLAUDIA SA DE LIMA, Isabella Cunha Shangres Medim, Rudervania da Silva Lima Aranha, Laboratorio Didatico ENS, Marlene Gomes Gomes, Angelica Karlla Marques Dias, ELISEANNE LIMA DA SILVA, Raquel Maia Mattos, Rosana Marques de Souza, Maria das Gracas Medeiros Borges, Alberto Noronha Ramos, Samara Oliveira de Magalhaes, SAMARA OLIVEIRA DE MAGALHAES CARNEIRO, Rossini Pereira Maduro, Alice Ramos de Oliveira, Telmiro Silva Feitoza