Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade
Ementa
Conceitos de desenvolvimento humano. Fatores determinantes do processo de desenvolvimento. Principais teorias. O desenvolvimento da criança e do adolescente no contexto sociocultural (físico, cognitivo e sócio emocional) . Tarefas de desenvolvimento e interesse na vida adulta. O estudo da personalidade, suas teorias, inserção em contextos educativos e análise do cotidiano escolar.
Objetivos
- Compreender os processos de desenvolvimento das crianças e jovens, observando as concepções sobre as questões e os diferentes processos de formação histórico-social: as teorias e os processos de desenvolvimento da personalidade;
- Desenvolver atividades de observação nas escolas.
Currículo do Ensino Básico
Ementa
Fundamentos, concepções e teorias do Currículo. Currículos e Programas no Brasil. As Politicas curriculares brasileiras. O currículo como organização do conhecimento na escola. A gestão do currículo.
Objetivos
Conhecer o campo do currículo, compreendendo-o como uma construção sócio-histórico-cultural no processo educativo.Conhecer e analisar as políticas curriculares nacionais e sua materialização no cotidiano escolar.
História da Educação Brasileira e Amazônica
Ementa
A historiografia brasileira: sua renovação teórico-metodológica e as repercussões no ensino de histía da educação no Brasil. A educação voltada à elite: dos tempos coloniais do Brasil republicano. “a tutela indígena: das ordens religiosas do Brasil colônia aos orgaõs governamentais contemporâneos e a destruição da sua identidade cultural. A nova LDB e a tentativa de recuperação das memórias históricas indígenas.Objetivos
Proporcionar ao futuro licenciado, conhecimento acerca dos princípios básicos da evolução da história da educação brasileira e amazônica em uma perspectiva histórico-crítica transformadora; analisando o processo de formação histórico-educacional da sociedade brasileira e amazônica nas relações entre educação e sociedade.História da Educação brasileira e Amazônica
Ementa
A historiografia brasileira: sua renovação teórico-metodológica e as repercussões no ensino de histía da educação no Brasil. A educação voltada á elite: dos tempos coloniais do Brasil republicano. “a tutela indígena: das ordens religiosas do Brasil colônia aos orgaõs governamentais contemporôneos e a destruição da sua identidade cultural. A nova LDB e a tentativa de recuperação das memórias históricas indígenas.Objetivos
Proporcionar ao futuro licenciado, conhecimento acerca dos princípios básicos da evolução da história da educação brasileira e amazônica em uma perspectiva histórico-crítica transformadora; analisando o processo de formação histórico-educacional da sociedade brasileira e amazônica nas relações entre educação e sociedade.Filosofia da Educação
Ementa
A filosofia da educação como conteúdo especifico e como objeto de pesquisa que implica metodologia e estudo científico próprio na dinâmica das ciências da educação. O olhar dos filósofos sobre as particularidades e horizontes do fenômeno educativo. As relações entre filosofia e pedagogia no processo de formação de professores. A Filosofia, Educação, Ideologia e emancipação histórica no horizonte e sua autonomia cidadã.Objetivos
Orientar e subsidiar os alunos (as) na busca das contribuições da filosofia da educação, no curso de pedagogia em que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem humana enquanto referenciais teóricos e metodológicos fundamentais e em toda a sua da formação profissional.Educação Ambiental
Ementa
A questão ambiental no contexto contemporâneo. Concepção de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável. Relações históricas entre Meio Ambiente, Sociedade e Educação. Educação Ambiental: evolução, marcos conceituais nacionais e internacionais, objetivos e princípios norteadores. Legislação e Educação Ambiental. Educação Ambiental Formal: inserção da dimensão ambiental nos currículos escolares. Educação Ambiental Não Formal. Educação Ambiental e suas múltiplas correlações: Educação do Campo, Educação Indígena e Educação Patrimonial. Amazônia. Problemas ambientais Amazônicos e Mundiais.Objetivos
- Conhecer os Temas Transversais;
- Distinguir Educação Ambiental Formal, Não Formal e Informal;
- Compreender como os Temas Transversais são trabalhados no ensino formal;
- Introduzir conceitos fundamentais sobre Educação Ambiental e sua importância para a manutenção da vida na Terra;
- Possibilitar caminhos de conhecimento da Educação Ambiental no mundo contemporâneo e sua importância para a qualidade de vida da sociedade atual;
- Fornecer conhecimentos ambientais básicos para o uso racional dos recursos naturais;
- Conhecer a legislação brasileira pertinente a Educação Ambiental;
- Analisar a conjuntura nacional e internacional em relação à situação da questão ambiental;
- Conhecer os problemas ambientais locais, suas causas e consequências;
- Propor soluções para os problemas ambientais locais, através da elaboração de Cartilhas Ambientais.
Didática Geral.
Ementa
A Didática enquanto área de estudos da pedagogia: orientação para o processo de ensino e aprendizagem. Objeto de estudo e componentes da Didática. A construção da didática no cenário brasileiro. Concepções teórico-filosóficas da didática e o pensamento educacional brasileiro: reflexões sobre as práticas pedagógicas. As mediações do processo de ensino-aprendizagem: função social do ensino e organização dos conteúdos de aprendizagem. Componentes, processos e condições para a organização do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos
Conhecer os fundamentos epistêmicos e metodológicos da Didática e as orientações para a organização e desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam o processo de ensino-aprendizagem.
Didática Geral
Ementa
A Didática enquanto área de estudos da pedagogia: orientação para o processo de ensino e aprendizagem. Objeto de estudo e componentes da Didática. A construção da didática no cenário brasileiro. Concepções teórico-filosóficas da didática e o pensamento educacional brasileiro: reflexões sobre as práticas pedagógicas. As mediações do processo de ensino-aprendizagem: função social do ensino e organização dos conteúdos de aprendizagem. Componentes, processos e condições para a organização do processo de ensino-aprendizagem;
Objetivos
Conhecer os fundamentos epistêmicos e metodológicos da Didática e as orientações para a organização e desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam o processo de ensino-aprendizagem.