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História da Antiguidade Tardia

Ementa

Surgimento e autonomia do campo de estudos da Antiguidade Tardia. O Dominato: configuração político-institucional do baixo império. A consolidação do Cristianismo no marco da dinastia constantiniana. Movimentos populacionais e etnicidade nos séculos V ao IX: germânicos, eslavos e nórdicos. Os primeiros reinos germânicos da Europa. Nascimento e expansão do Islã da Arábia à Europa. Império Bizantino e o legado do mundo clássico. O Reino franco e a civilização da Europa carolíngia.

Objetivos

  • Compreender os processos históricos nas sociedades mediterrâneas durante a Antiguidade Tardia.
  • Identificar e discutir os processos históricos que interagiram para a fragmentação e desaparecimento do Império Romano do Ocidente.
  • Perceber as principais linhas de força nos processos de consolidação do cristianismo, institucionalização da Igreja e aproximação desta com o estado romano. 
  • Compreender os movimentos populacionais e a etnogênese no contexto dos povos germânicos, eslavos e nórdicos. 
  •  Analisar os principais processos históricos das sociedades islâmica, bizantina e dos primeiros reinos germânicos na Europa.

Psicologia da Educação II

Ementa

Psicologia da aprendizagem. Conceituação. Teorias: comportamentalista, cognitivista e sócio-histórica. Psicopedagogia: conceito e contribuições.

Objetivos

  • Proporcionar e garantir aos alunos do Curso de História uma formação técnica-pedagógica com os paradigmas educacionais.
  • Realizar estudo crítico-reflexivo sobre as principais contribuições da psicologia da aprendizagem no campo das teorias e práticas pedagógicas.

Orientação 1

Ementa

Discussões sobre a natureza do conhecimento científico. Tópicos de pesquisa em Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Educação. Elaboração do projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, com definição do tema para a monografia ou artigo científico, orientações sobre estrutura do projeto, da pesquisa, com ênfase especial para a revisão bibliográfica e para a fundamentação teórica. Discussão e escolha da metodologia utilizada na pesquisa/trabalho de campo.

Objetivos

Discutir e definir as etapas da pesquisa para elaboração do TCC, com ênfase na escolha do tema, discussão bibliográfica e escolha e aplicação da metodologia escolhida/adequada. Elaborar o projeto para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia ou artigo científico).

TCC

Objetivo Geral:

Instruir  o estudante  na fase final do Trabalho de Conclusão de Curso.


Ementa:

Tecnicas de redação científica, como  montar  o referencial teórico,  tipos de pesquisa.


História da América I

Ementa

Reflexões sobre os principais temas da história da América Espanhola tais como: as características gerais das sociedades da América Pré-Colombiana e sua diversidade cultural. A conquista e colonização das Américas; as reformas bourbônicas: a crise do sistema colonial. O rompimento político das Treze Colônias Inglesas. A organização política, econômica, social, cultural das novas nações americanas. A crise do Antigo Regime e os movimentos de independência.

Objetivos

Analisar as características políticas, econômicas, sociais e culturais das sociedades e culturas Pré-Colombianas, refletindo sobre as principais discussões presentes na historiografia acerca da conquista e colonização da América e sobre as mudanças históricas nas sociedades americanas ao longo do período colonial, relacionando a crise do Antigo Regime ao processo de Independência das Américas.

História Antiga

Ementa

Antiguidade Clássica: porque e como estudá-la no Brasil. Poder e ideologia na Antiguidade Oriental. Grécia: configurações políticas, cidadania e matrizes do pensamento ocidental. A síntese Helenística. Roma: das origens à república, diferenças sociais e a conquista de direitos em meio à dinâmica das lutas políticas. A crise da república romana, dos Gracos à ascensão de Otávio Augusto. Alto império da Pax romana à crise do século III. O Baixo Império: as reformas de Diocleciano e Constantino.

Objetivos

  • Compreender os principais processos históricos da Antiguidade oriental, grega e latina.
  • Proporcionar elementos necessários para formular reflexões críticas sobre os processos históricos nas sociedades da Antiguidade Oriental e Ocidental; Analisar diacronicamente os processos históricos mais importantes do período;
  • Refletir criticamente acerca de questões como identidade, historicidade e memória.

História Contemporânea II

Ementa

A crise da sociedade capitalista liberal; as fases de reelaboração do pensamento revolucionário e seus matizes no contexto capitalista; o mundo contemporâneo; as sociedades atuais e sua configuração no mundo.

Objetivos

Observar o processo histórico que compreende o período da Revolução Russa até os anos de 1990, de modo a perceber e promover a reflexão a respeito de aspectos que configuram o estado da técnica e tecnologia, da cultura, do comportamento, das mentalidades e do processo econômico como bases para a organização do mundo atual.