PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Ementa
Ementa Psicologia da Aprendizagem: contextualização sócio-histórica, fundamentos e concepções atuais. Aprendizagem escolar: caracterização e fatores psicossociológicos intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. Teorias da Aprendizagem. Aprendizagem dos conteúdos escolares. As relações entre o conhecimento psicológico e a construção do conhecimento na escola. Breve estudo acerca dos principais problemas, dificuldades e distúrbios que afetam a aprendizagem.Objetivos
Conhecer e compreender as teorias da aprendizagem de modo a ser capaz de observar as particularidades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais e conduzir o processo de ensino-aprendizagem.SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa
A perspectiva sociológica na análise do mundo sociocultural. A educação como objeto de estudo sociológico. Fundamentos e significações sociais. Situação histórica. Educação e realidade brasileira. O processo educativo. A educação como processo social. Educação e estrutura social. Análise sociológica das tendências teóricas da Sociologia da Educação e sua influência na educação brasileira.
Objetivos
Conhecer os conceitos de Sociologia da Educação compreendendo a importância de seus fundamentos para o processo processo educativo,
Desenvolver a capacidade de análise crítica do aluno, com relação ao surgimento da Sociologia.
Reconhecer as correntes do pensamento clássico que têm influenciado a educação brasileira Identificar os elementos determinantes do desenvolvimento da Sociologia da Educação no Brasil
Diferenciar as diversas tendências teóricas sociológicas
Estudos Temáticos de Literatura Brasileira III
Ementa
Estéticas do moderno. Vanguardas e modernismos: antecedentes e desdobramentos. Rupturas e continuidades na política, na história, na cultura, no pensamento, na estética. Cânone e anticânone: região e regionalismo, nação e nacionalismo. Estudo prático e aplicação didática do conteúdo da disciplina.
Objetivos
OBJETIVO GERAL:
Compreender as estéticas vanguardistas e modernistas em diálogo com o contexto social, histórico, político e cultural brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o contexto histórico e social e sua influência na produção literária brasileira;
Identificar as características do projeto estético e político da Geração de 22 e sua aplicabilidade na produção literária modernista brasileira.
Ler e analisar obras literárias sorteadas pela professora titular da disciplina.
Debater acerca da importância da geração de 30, como literatura engajada, na formação crítica e reflexiva leitor Socializar as leituras e analises das obras na atividade Leituras Literárias Compartilhadas.
Estudos Temáticos da Literatura Brasileira I
Ementa
Objetivos
A partir dos textos de fundação da cultura brasileira, perceber que eles formam uma base de reflexão social, cultural, histórica e política, e repercutem ao longo da história da literatura brasileira.Produção Textual II
Ementa
Leitura e produção de textos dissertativo-argumentativos. Leitura e análise de gêneros acadêmicos. Produção de gêneros acadêmicos. Tópicos de gramática aplicados ao texto.Objetivos
Aprimorar a escrita de textos dissertativo-argumentativos e de gêneros acadêmicos, proporcionando ao graduando de Letras o desenvolvimento da competência comunicativa.