Cordados I
Ementa
Filos Urochordata, Cefalochordata e Chordata – hemicordados, peixes anfíbios: diversidade, evolução, distribuição geográfica, morfologia, comportamento, ecologia e aspectos aplicados relevantes.
Objetivos
Reconhecer os protocordados – urocordados e cefalocordados, cordados-hemicordados, peixes e anfíbios-dentro de sua classificação científica, com base em suas características morfológicas gerais, comportamento, distribuição geográfica, ecologia e evolução, com destaque para os cordados da Amazônia, capacitando o estudante a preparar material didático zoológico.
Biofísica
Ementa
Movimento biológico. Movimento mecânico e físico Transformações da energia nas diversas formas de vida. Interações físicas entre as formas de vida e espécies com o médio ou habitat. Trabalho, calor, eletricidade, magnétismo, outras formas de energia. Biorreceptores e biotransmissores: mecânicos, térmicos, elétricos, magnéticos, eletromagnéticos, etc. Fenômenos de transporte nas células, nos tecidos, nos órgãos e sistemas dos seres vivos: substância, energia mecânica, calor, momento linear e carga elétrica; forças motoras. Membranas. Fluidos. Elementos de radiologia.
Objetivos
Desenvolver os conhecimentos das Ciências biológicas fazendo uma relação com as suas aplicações na Física.
Física Básica
Ementa
Introdução à mecânica: Cinemática, dinâmica, gravitação, movimento harmônica simples e mecânica dos fluidos. Introdução à Termodinâmica: Termometria, termologia, Calor, Leis da Termodinâmica e estudo dos gases. Introdução à eletricidade: Carga elétrica, campo elétrico, potencial elétrico e corrente elétrica. Introdução ao Magnetismo: Campo magnético, Força magnética, fontes de campo magnético, Lei de Ampere.
Objetivos
Possibilitar ao aluno o conhecimento dos conceitos básico Física de geral, relacionado o ensino da Física aprendido no ensino médio com o ensino superior.
Legislação Ambiental
Ementa
Princípios do Direito Ambiental. Sistema Nacional do Meio Ambiente: organização administrativa e hierarquias. Legislações específicas da proteção da fauna, flora, recursos hídricos, ar e solo. Licenciamento ambiental. Medidas jurídicas de proteção ao meio ambiente. Responsabilidade penal por danos ambientais.
Objetivos
Reconhecer a importância da legislação ambiental como instrumento jurídico e legal de proteção ao meio ambiente.
Estágio Supervisionado III - Prática de Ensino de Ciências Naturais
Ementa
Aspectos teórico-práticos do planejamento do ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental – 6º ao 9 º ano –, em seus componentes básicos: competências e habilidades, objetivos, conteúdos, metodologias de ensino, recursos e estratégias de avaliação. A Pedagogia de Projetos. Planejamento de aulas de Ciências Naturais.Objetivos
Melhorar o conhecimento de fundamentos teórico e prático sobre o processo de planejamento para o ensino de Ciências Naturais.Estagio Supervisionado III - Pratica de Ensino de Ciências Naturais
Ementa
Aspectos teórico-práticos do planejamento do ensino-aprendizagem de Ciências Naturais, no Ensino Fundamental – 6º ao 9 º ano –, em seus componentes básicos: competências e habilidades, objetivos, conteúdos, metodologias de ensino, recursos e estratégias de avaliação. A Pedagogia de Projetos. Planejamento de aulas de Ciências Naturais.Objetivos
Melhorar o conhecimento de fundamentos teórico e prático sobre o processo de planejamento para o ensino de Ciências Naturais.Trabalho de Conclusão de Curso I.
Ementa
1)O que é TCC. 2) Normas gerais para elaboração de TCC: 3)Elementos textuais e não textuais. 4)ABNT. 5)Legislação. 6)Modelo TCC.
Objetivos
Fornecer informações a fim de que os alunos possam elaborar seu projeto de pesquisa e elaborar de Trabalho de Conclusão de Curso.