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Bioestatística 2021

Ementa

O problema de pesquisa e os objetivos do trabalho. Organização de dados quantitativos e qualitativos. Medidas de tendência central e de dispersão ou variabilidade. Introdução ao gerenciamento de dados. Probabilidade e Distribuições teóricas de probabilidade. Distribuição amostral e Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Comparação de duas médias de duas amostras independentes e de duas amostras pareadas. Análise de variância. Tabelas de contingência. Correlação. Regressão linear simples.

Objetivos educacionais por competência

Conhecimentos Conhecer os fundamentos da estatística descritiva (dedutiva) e da estatística inferencial (indutiva) e as técnicas de análise estatística descritas em textos científicos. Habilidades • Identificar variáveis envolvidas nos processos biológicos a partir dos objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa. • Utilizar programas computacionais para a análise de dados. • Elaborar e interpretar tabelas e gráficos. • Identificar relação entre variáveis. • Comparar parâmetros obtidos a partir de diferentes estudos. • Ser crítico ao avaliar a análise estatística descrita em textos e evidências científicas Atitudes • Reconhecer a importância da bioestatística como ferramenta de apoio ao planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados produzidos por pesquisas científicas. • Incluir o plano analítico na etapa de planejamento do estudo a priori.

Metodologia do Ensino Superior 2021

Ementa

Aprendizado de adultos. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Planejamento educacional. Ambiente educacional. O trabalho pessoal dos estudantes. A ementa do curso. O primeiro dia de aula. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais. Aprendizagem baseada em equipes. Aprendizado baseado em problemas. Como dar uma aula expositiva. Como dar um estudo dirigido. Avaliação do estudante. As provas. O relacionamento com os estudantes. A gestão do tempo.

Objetivo

Contextualizar o “ser professor” no ensino superior no Brasil, explorando a prática diária seguindo as relações entre didática e a andragogia, valorizando a sua função social.


Dermatologia Tropical e Infecciosa

Ementa

Doenças fúngicas de interesse dermatológico, Doenças Parasitárias (hanseníase, leishmaniose) Doenças virais de interesse dermatológico Infecções Sexualmente Transmissíveis

Objetivos

Capacitar futuros mestres e doutores a conhecerem as principais dermatoses tropicais e infecciosas, em especial, as mais relevantes na região amazônica

Metodologia do Ensino Superior 2020

Ementa

Aprendizado de adultos. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Planejamento educacional. Ambiente educacional. O trabalho pessoal dos estudantes. A ementa do curso. O primeiro dia de aula. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais. Sala de aula invertida. Como dar uma aula expositiva. Como dar um estudo dirigido. Avaliação do estudante. As provas. O relacionamento com os estudantes.

Objetivos

Contextualizar o “ser professor” no ensino superior no Brasil, explorando a prática diária seguindo as relações entre didática e a andragogia, valorizando a sua função social.

Bioestatística -2019/2

Ementa

O problema de pesquisa e os objetivos do trabalho. Organização de dados quantitativos e qualitativos. Medidas de tendência central e de dispersão ou variabilidade. Gerenciamento de dados. Distribuições teóricas de probabilidade. Distribuição amostral e Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Comparação de duas médias de duas amostras independentes e de duas amostras pareadas. Análise de variância. Tabelas de contingência. Correlação. Probabilidade. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Regressão logística.

Objetivos

- Identificar variáveis envolvidas nos processos biológicos a partir dos objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa; - Utilizar a estatística descritiva (dedutiva) como meio para a interpretação do comportamento das variáveis; - Elaborar e interpretar tabelas e gráficos; - Identificar relação entre variáveis; - Utilizar a estatística inferencial (indutiva): Estatística Paramétrica e não Paramétrica como meio para a interpretação do comportamento das variáveis; - Comparar parâmetros obtidos a partir de diferentes estudos; - Contribuir para o entendimento da análise estatística em textos científicos; - Utilizar programas computacionais para a análise de dados.

Metodologia do Ensino Superior - 2019/2

Ementa

Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Aprendizado de adultos. Ambiente educacional. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Planejamento educacional. O trabalho pessoal dos estudantes. A ementa do curso. O primeiro dia de aula. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais. O respeito pelos interesses dos acadêmicos na formação universitária. Como dar uma aula expositiva. Como dar um estudo dirigido. Sala de aula invertida. Avaliação do estudante. As provas. O relacionamento com os estudantes. A gestão do tempo.

Objetivos

Contextualizar o “ser professor” no ensino superior no Brasil, explorando a prática diária seguindo as relações entre didática e a pedagogia, valorizando a sua função social.

Bioestatística-2018

Ementa

O problema de pesquisa e os objetivos do trabalho. Organização de dados quantitativos e qualitativos. Medidas de tendência central e de dispersão ou variabilidade. Gerenciamento de dados. Distribuições teóricas de probabilidade. Distribuição amostral e Intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Comparação de duas médias de duas amostras independentes e de duas amostras pareadas. Análise de variância. Tabelas de contingência. Correlação. Probabilidade. Regressão linear simples. Regressão linear múltipla. Regressão logística.


 

Objetivos

  • Identificar variáveis envolvidas nos processos biológicos a partir dos objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa. 
  • Utilizar a estatística descritiva (dedutiva) como meio para a interpretação do comportamento das variáveis. 
  • Elaborar e interpretar tabelas e gráficos. 
  • Identificar relação entre variáveis. 
  • Utilizar a estatística inferencial (indutiva): Estatística Paramétrica e não Paramétrica como meio para a interpretação do comportamento das variáveis; 
  • Comparar parâmetros obtidos a partir de diferentes estudos. 
  • Contribuir para o entendimento da análise estatística em textos científicos. 
  • Utilizar programas computacionais para a análise de dados.

Metodologia do Ensino Superior-2018

Ementa

Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Aprendizado de adultos. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Planejamento educacional. O trabalho pessoal dos estudantes. A ementa do curso. O primeiro dia de aula. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais. O respeito pelos interesses dos acadêmicos na formação universitária. Como dar uma aula expositiva. Como dar um estudo dirigido. Sala de aula invertida. Avaliação do estudante. As provas. O relacionamento com os estudantes. A gestão do tempo. Tecnologias educacionais. 

Objetivos

Contextualizar o “ser professor” no ensino superior no Brasil, explorando a prática diária seguindo as relações entre didática e a pedagogia, valorizando a sua função social.

Bioestatística

Ementa

O problema de pesquisa e os objetivos do trabalho, Apresentação de dados, Medidas-resumo numéricas, Gerenciamento de dados, Probabilidade, Distribuições teóricas de probabilidade e Teoria da Amostragem, Distribuição amostral da média e Intervalos de confiança, Testes de hipóteses e Comparação de duas médias, Análise de variância, Correlação, Tabelas de contingência, Regressão linear simples, Regressão múltipla, Regressão logística.

Objetivos

- Identificar variáveis envolvidas nos processos biológicos a partir dos objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa; - Utilizar a estatística descritiva (dedutiva) como meio para a interpretação do comportamento das variáveis; - Elaborar e interpretar tabelas e gráficos; - Identificar relação entre variáveis; - Utilizar a estatística inferencial (indutiva): Estatística Paramétrica e não Paramétrica como meio para a interpretação do comportamento das variáveis; - Comparar parâmetros obtidos a partir de diferentes estudos; - Contribuir para o entendimento da análise estatística em textos científicos; - Utilizar programas computacionais para a análise de dados.