Ajuda com Pesquisar cursos

Gestão de Pessoas

Ementa

Gestão estratégica de pessoas: análise do ambiente, tendências e cenários. Políticas, objetivos e visão sistêmica do gerenciamento de capital intelectual. Cultura e comportamento organizacional em ambientes de mudança. Gestão do desempenho humano nas organizações. Aprendizagem e processos motivacionais, grupos e equipes, liderança e negociação de conflitos. Gestão de competências. Marketing, ética e responsabilidade social.

Objetivo Geral

Desenvolver habilidades do profissional de saúde na gestão de pessoas.


Metodologia do Trabalho Cientifico. MTC

Ementa

Concepção do conhecimento como habilidades para a pesquisa. Método científico e decorrente. Instrumentação básica para desenvolver competências em técnicas de leitura. Normas gerais para apresentação oral e documental de trabalhos científicos. Apresentação de pesquisa acadêmica nas normas da ABNT e outras normas institucionais (Conferência de Vancouver e APA). Técnicas de documentação para elaboração do trabalho acadêmico. Métodos e processos científicos. Fases e elementos constitutivos do projeto de pesquisa. Normas técnicas para elaboração de projetos de pesquisa bibliográfica. Introdução ao método científico. Introdução ao método epidemiológico. Tipos de estudo epidemiológicos e protocolo de pesquisa na área da Saúde. Ética de pesquisa e requisitos para acesso a CONEP e CEP. Fundamentos de estatística. Informática em pesquisa. Referências.

Objetivos

Compreender a construção do processo de criação do saber tendo como foco a pesquisa científica e seu impacto na formação acadêmica do aluno. Prover o discente de competências intelectuais induzindo a capacidade de busca do conhecimento com liberdade e habilidades generalizada e específica.

Antropologia Social

Ementa

Aspectos históricos da Antropologia. Teoria, pesquisa e campo da Antropologia. Relação homem/sociedade. A questão de gênero. Antropologia e o processo saúde-doença.

Objetivos

Compreender os pressupostos teóricos que deram origem à formação do pensamento antropológico, entendendo as especificidades da relação homem-sociedade, focando a contribuição da antropologia para pensar o processo de saúde/doença.