ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO

EMENTA:

Estudo de população e amostra. Amostragens estatísticas. Representação de dados da amostra. Curva Normal. Estatística descritiva unidimensional e bidimensional. Apresentação de gráficos. Noções de Inferência: estimação e teste de hipótese. Teste t de Student. Regressão e Correlação Simples. Aplicação dos softwares estatísticos com uso de computador. Aplicação dos aspectos teóricos da coleta, organização, análise e interpretação da informação quantitativa e qualitativa aplicáveis à pesquisa na área do Turismo.

OBJETIVOS:

GERAL:

Propiciar condições ao futuro profissional de Turismo de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos usando conhecimentos da Estatística. Também, despertar a valorização da pesquisa como instrumento fundamental para o desenvolvimento académico para tomada de decisão.

ESPECIFICOS:

1.  Elaborar e interpretar distribuições de frequências e gráficos;

2.  Calcular as medidas descritivas e interpretá-las;

3.  Conhecer as Técnicas de Amostragem e o dimensionamento da amostra;

4.  Calcular estimativas intervalares de parâmetros populacionais;

5.  Trabalhar Correlação Linear e Regressão Linear, assim como a interpretação dos coeficientes do modelo.

6.  Compreender os fundamentos e interpretação do teste estatístico de hipóteses; e

7. Realizar cálculos estatísticos usando aplicativos e softwares e interpretá-los.