ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO
EMENTA:
Estudo de população e
amostra. Amostragens estatísticas. Representação de dados da amostra. Curva
Normal. Estatística descritiva unidimensional e bidimensional. Apresentação de
gráficos. Noções de Inferência: estimação e teste de hipótese. Teste t
de Student. Regressão e Correlação Simples. Aplicação dos softwares
estatísticos com uso de computador. Aplicação dos aspectos teóricos da coleta,
organização, análise e interpretação da informação quantitativa e qualitativa
aplicáveis à pesquisa na área do Turismo.
OBJETIVOS:
GERAL:
Propiciar condições ao futuro profissional de Turismo de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos usando conhecimentos da Estatística. Também, despertar a valorização da pesquisa como instrumento fundamental para o desenvolvimento académico para tomada de decisão.
ESPECIFICOS:
1. Elaborar e interpretar distribuições de frequências e gráficos;
2. Calcular as medidas descritivas e interpretá-las;
3. Conhecer as Técnicas de Amostragem e o dimensionamento da amostra;
4. Calcular estimativas intervalares de parâmetros populacionais;
5. Trabalhar Correlação Linear e Regressão Linear, assim como a interpretação dos coeficientes do modelo.
6. Compreender os fundamentos e interpretação do teste estatístico de hipóteses; e
7. Realizar cálculos estatísticos usando aplicativos e softwares e interpretá-los.