Otorrinolaringologia
Ementa
Exames audiológicos. Doenças do ouvido externo, médio e interno: Otites e labirintopatias. Paralisia facial periférica. Trauma acústico. Presbiacusia. Imunofisiologia do Anel linfático de Waldeyer. Anginas. Rinossinusopatias agudas e crônicas. Granulomatoses nasais. Polipose nasossinusal. Doenças congênitas e adquiridas da região da boca e do pescoço. Radiologia em Otorrinolaringologia. Estudo das doenças mais prevalentes na área da otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial. Prevenção, diagnóstico e orientação terapêutica. Complicações faríngeas, sinusais, otológicas e laríngeas mais frequentes e das infecções respiratórias altas.
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Criar no aluno de graduação uma sólida formação generalista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial com ênfase na propedêutica clínica e armada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tornar o aluno da graduação apto para identificar as principais doenças benignas e malignas que acometem as regiões anatômicas que compreendem a face, o pescoço, nariz, seios paranasais, laringe, orofaringe, nasofaringe e orelhas. Ênfase será dada ao exame físico, exames complementares, principais condutas propedêuticas e terapêuticas em otorrinolaringologia e cirurgia de Cérvico-facial.