Fórum de Convivência

Reflexões sobre "a história das coisas"

Reflexões sobre "a história das coisas"

por Geisse Brigido De Souza -
Número de respostas: 1

Boa tarde, colegas e professor!

Barbieri, (2011) discuti que a era industrial transformou a maneira de produzir, intensificando a degradação ambiental, introduzindo novos poluentes no ambiente, comprometendo a capacidade de resiliência do meio natural. O desenvolvimento do sistema produtivo demanda o recurso chave, a água, que impulsiona toda a produção, portanto cada item que consumimos estamos também consumindo água virtual.

Ao assistir o vídeo “história das coisas” é possível perceber a complexidade das cadeias produtivas dos produtos que consumimos diariamente, os quais demandam de matéria prima, recursos naturais finitos para sua confecção. O vídeo demonstra a insustentabilidade do crescimento econômico, impulsionado pelo consumo exagerado, o qual é imposto de forma alienante pela mídia. Os países desenvolvidos continuam explorando de forma não sustentável os recursos naturais para manter-se na riqueza econômica e os que estão em desenvolvimento não cogitam mudar as estratégias para alcançar o desenvolvimento econômico, e assim os recursos naturais são explorados de forma predatória, podendo resultar em escassez.

Abraços

Geisse Brigido

Referência consultada

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3º .ed.atual e ampliada-São Paulo: Editora Saraiva, 2011. 328 p.


Em resposta à Geisse Brigido De Souza

Re: Reflexões sobre "a história das coisas"

por Luzia Cidade Sarraff -
Boa tarde professor e colegas!

Olá Geisse,

O consumo exagerado de bens materiais causam desequilíbrio não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral.
As grandes empresas na maioria estão focadas somente no lucro econômico, deixando de lado a preocupação com o impacto negativo que esse consumo condicionado causa no meio ambiente.
O sistema linear influencia as pessoas ao consumo e ao descarte desses bens consumidos em um curto prazo de uso e a mídia ajuda nessa parte de influencia ao mercado de consumo.
É preciso repensar principalmente nos nossos hábitos de consumo, pois desde a extração até à venda, o uso e disposição, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afetam as sociedades, mas a maioria disto é propositadamente escondido dos nossos olhos pelas empresas e políticos.
Portanto pensar, criar e usar um sistema direcionado para a necessidade de vivermos de forma mais justa e sustentável ajudará a manter por mais tempo os recursos naturais que ainda existe.

Abraços.