Aos colegas de turma e professor.
O vídeo nos ajuda a compreender
através de uma análise em escala macro, como estão colocadas as linhas de
relação da extração, produção e consumo, assim como estão colocadas às relações
de poder e domínio desse sistema, instituições e atores envolvidos, que por sua
vez encontra-se como um processo linear.
Essa maneira de gerenciamento da sociedade moderna que, prioriza o lucro a frente do bem estar social (consequentemente o ambiental também), de forma acelerada, não caminha junto muito menos reflete sobre a importância da dinâmica do planeta, dado os exemplos citados no vídeo de consumo exacerbado. A preocupação aumenta mais ainda quando se trata dos recursos naturais não renováveis e a disputa econômica e territorial destes.
Para ampliar esse entendimento não precisamos ir distante da nossa realidade brasileira, em que comprovações científicas de instituições de pesquisa são negligenciadas, uma vez que vão contra aos interesses de grandes corporações privada.
Nesse sentido, a discussão levantada a fim de suprir tais problemas não é simples e deve começar da reflexão no papel de cada indivíduo dentro de todo o processo, como um simples exercício do seu lugar no mundo, o que foi necessário para você ter e ser o que é hoje. Ou seja, enxergar certas ligações com o panorama geral.
Assim de maneira gradativa os sujeitos criam um despertar dos pontos críticos desse sistema, podendo posteriormente auxiliar na intervenção de um ou mais problemas. Nos exemplos do vídeo: direito do trabalho, consumo consciente, bloqueio de aterros sanitários, incineradores, e o mais importante fazer o governo para trabalhar pelas pessoas e para as pessoas de fato.
No entanto, essa responsabilidade também cabe a todos, de transformar o sistema linear em algo fechado e renovável, com ciclo energias limpas, economias locais, um sistema que não desperdiça recursos ou pessoas, bem como deixar a mentalidade de usar e jogar fora, pois “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier).
A sustentabilidade, portanto, faz parte dessa escola de pensamento a qual deveria guiar a nossa e as futuras gerações o quanto antes. Há quem diga que é utópico e não é possível, mas essa mentalidade só nos levara para um caminho de situações instáveis e caóticas.
Att, Naiara Lobato.