Ajuda com Pesquisar cursos

LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS

Ementa

Atividades de Laboratório Experiências sobre máquinas elétricas, conversores estáticos e variadores de velocidade e posição. Característica de Partida de Cada Tipo de Motor Motor CC: identificação das partes, tipos de excitação e formas de conexão, excitação mínima para partida, proteção contra disparo, instrumentação mínima requerida. Motor Síncrono; Motor de Indução; Ensaios com Máquina CC Gerador CC: formas de onda induzidas; ajuste da zona de comutação sem e com carga; observação da reação de armadura; verificação da ação dos interpolos; levantamento da curva de magnetização; tensão gerada vs. corrente de carga com: excitação independente, excitação derivação, excitação série e excitação composta; Ensaios com Máquina de Indução Tensões induzidas no rotor; relação de transformação estator/rotor (parado e em movimento); características de partida sob tensão constante: corrente vs. tempo; velocidade vs. tempo; torque vs. velocidade; controle de velocidade através do rotor; Ensaios com Máquina Síncrona Gerador Síncrono: forma de onda induzida com e sem saturação; característica de magnetização em vazio; tensão terminal sob carga ativa e reativa; obtenção das reatâncias de eixo direto e quadratura; obtenção da reatância síncrona saturada e não saturada; sincronização com a rede.

Objetivos

Característica de partida de cada tipo de motor. Ensaios com máquina CC. Ensaios com máquina síncrona. Ensaios com máquina de indução.
Professor: PIERRE MACEDO

CONTROLE E AUTOMAÇÃO NAVAL

Ementa

Conceitos básicos de Sistemas de Controle. Modelagem de Sistemas Físicos. Função de Transferência. Análise de Respostas Transitória e em Regime Permanente. Análise de erros. Análise de estabilidade. Método do Lugar das Raízes. Sintonia do Controlador. Métodos de resposta em frequência. Projeto de Sistemas de Controle. Síntese de Controladores.

Objetivos

Aprender a teoria clássica de sistemas de controle, por meio de modelagem matemática de sistemas físicos dinâmicos, com uso de ferramentas de análise de estabilidade, de respostas temporais e em frequência a sinais entradas conhecidas.

Controle e Automação 1

Ementa

Introdução aos sistemas de controle • Transformada de Laplace • Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos • Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário • Ações de controle básicas e respostas de sistemas controle: controle liga-desliga (on-off), proporcional (P), integral (I), proporcional-integral (PI), proporcional-derivativo (PD), proporcional-integrativo-derivativo (PID); • Análise de sistemas de controle através do método do Lugar das Raízes; • Análise de sistemas de controle através do método de resposta em frequência: diagramas de Bode, gráficos polares, critério de estabilidade de Nyquist, estabilidade relativa; • Introdução a análise de espaço de estados.

Objetivos

Desenvolver estudos de conceitos básicos sobre projeto de sistemas de controle.

Instrumentação Industrial

Ementa

Conceitos Básicos de Instrumentação e Automação de Sistemas. Características dos instrumentos. Identificação e simbologia de Instrumentos. Características dos Sistemas de Medição. Sensores. Transmissores. Condicionamento de Sinal. Controlador Lógico Programável – CLP. Medidas de pressão, temperatura, vazão, nível. Atuadores. Seleção e aplicação de instrumentos na indústria.

Objetivos

A instrumentação trata de dispositivos e técnicas de controle de processos com o objetivo de otimizar o desempenho dos processos industriais, ou o aumento da segurança de equipamentos e pessoas. Tem como objetivo principal proporcionar ao aluno o conhecimento de técnicas de medição e instrumentação aplicadas na indústria, laboratórios, equipamentos, etc.

Robótica Industrial

Ementa

Introdução à Robótica Industrial. Histórico. Definições. Configurações geométricas. Sensores e atuadores. Cinemática de Robôs. Ferramentas matemáticas: Transformações homogêneas. Cinemática direita e inversa. Método de Denavit-Hartemberg. Cinemática das velocidades. Dinâmica de Robôs. O método Lagrangiano. Controle de Robôs. Algoritmos clássicos de controle: Controle P. PD, Torque computado.

Objetivos

Conhecer os fundamentos básicos da robótica industrial. Cinemática, dinâmica e controle de robôs industriais.

Laboratório de Controle e Automação I

Ementa

Função de Transferência simulação; Análise de Respostas de Sistemas de Controle Dinâmicos; Análise e Simulação de Sistemas de Controles P, I, PI, PD e PID pare entradas tipo degrau, rampa e parábola; Análise pelo Método do Lugar das Raízes; Análise de sistemas dinâmicos pelo Métodos de resposta em frequência; Projetos de Sistemas de Controle. Sintonia PID; Simulação de sistemas por meio de software; Linguagem Ladder; Simulações em CLP.

Objetivos

Aplicar os conceitos adquiridos em controle em simulações e experimentos.

Controle e Automação I

Ementa

•Introdução aos sistemas de controle • Transformada de Laplace • Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos • Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário • Ações de controle básicas e respostas de sistemas controle: controle liga-desliga (on-off), proporcional (P), integral (I), proporcional-integral (PI), proporcional-derivativo (PD), proporcional-integrativo-derivativo (PID); • Análise de sistemas de controle através do método do Lugar das Raízes; • Análise de sistemas de controle através do método de resposta em frequência:diagramas de Bode, gráficos polares, critério de estabilidade de Nyquist, estabilidade relativa; • Introdução a análise de espaço de estados.

Objetivos

Desenvolver estudos de conceitos básicos sobre projeto de sistemas de controle.