Help with Search courses

Saúde, cultura e sociedade

Ementa

Apresentar o papel das ciências sociais na estruturação do campo da Saúde Coletiva e seus desdobramentos nas experiências sociais dos atores, contextos institucionais e relações com os saberes.

Objetivos

OBJETIVO GERAL
Apresentar o papel das ciências sociais na estruturação do campo da Saúde Coletiva e seus desdobramentos nas experiências sociais dos atores, contextos institucionais e relações com os saberes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer as especificidades sócio-históricas e culturais na fundamentação das concepções de saúde, sociedade e cultura;
- Fornecer ferramentas básicas das Ciências Sociais em Saúde;
- Possibilitar a análise das práticas de saúde como práticas sociais;
- Apresentar e alicerçar conceitos sócio-antropológicos fundamentais para o trabalho e compreensão da saúde enquanto construto social;
- Proporcionar subsídios para o desenvolvimento analítico da relação entre saúde, sociedade e indivíduo e a influência dos contextos social, político e cultural na organização dos serviços de saúde e no processo de saúde-doença do indivíduo e da coletividade.

Elaboração de manuscritos científicos – do planejamento à avaliação

Ementa

O processo de elaboração de manuscritos científicos, com ênfase em estudos qualitativos. Etapas, componentes e critérios básicos – do planejamento à submissão. A avaliação e a escolha do periódico. A redação cientifica. Qualidade, requisitos mínimos e o uso de guidelines no preparo de manuscritos. O processo editorial e a avaliação de manuscritos em periódicos. Integridade em pesquisa, aspectos éticos e autoria de publicações.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: Promover a discussão crítica sobre o processo de elaboração manuscritos científicos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1. Conhecer as etapas da elaboração de manuscritos científicos, tipos e componentes básicos, com foco em artigos de pesquisa qualitativa.

2. Identificar os critérios para avaliar a qualidade de periódicos científicos na área de Enfermagem.

3. Reconhecer os principais guidelines e os requisitos de qualidade de manuscritos cientificos.

4. Discutir o processo editorial e a importância das etapas de submissão e revisão de artigos.

5. Analisar a dimensão de linguagem e redação no preparo de manuscritos cientificos.

6. Refletir sobre aspectos éticos e autoria de publicações, à luz da integridade cientifica.

Métodos qualitativos para pesquisas nos serviços de saúde

Ementa

Os paradigmas e os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa. O desenvolvimento do projeto de pesquisa e do relatório de pesquisa qualitativa como produto. Diferentes tipos de estudos qualitativos. A produção de dados qualitativos: técnicas e instrumentos de coleta e registro. Diferentes caminhos de análise de dados na pesquisa qualitativa. Qualidade, rigor e ética em pesquisa qualitativa.

Objetivos

OBJETIVO GERAL:

Promover reflexão crítica sobre os diferentes métodos qualitativos para pesquisas nos serviços de saúde a partir de dimensões históricas, teóricas, metodológicas, éticas e políticas. 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

1.     Conhecer a origem e desenvolvimento da Pesquisa Qualitativa – das Ciências Humanas e Sociais à Enfermagem.

2.     Discutir os princípios e caraterísticas da Pesquisa Qualitativa: aspectos teóricos, metodológicos, éticos e políticos.

3.     Discutir a aplicabilidade e contribuição da Pesquisa Convergente Assistencial para o  campos da saúde e Enfermagem. 

4.     Reconhecer as características dos estudos exploratórios-descritivos e suas principais técnicas de coleta de dados.

5.     Reconhecer as interfaces participativas em estudos qualitativos e as técnicas grupais de produção de dados.

6.     Discutir as tendências e desafios em métodos mistos e pesquisa Metodológica em saúde.

7.     Reconhecer as principais Técnicas de Análise de Dados em pesquisa qualitativa e o uso de CAQDAS (Computer Aided Qualitative Data Analysis Software).

8.     Promover potencialidades para a exposição de idéias e sustentação de projetos qualitativos em seu campo de atuação profisisonal.