Ajuda com Pesquisar cursos

Disciplina Introdutória à Extensão Universitária - ESAT

Objetivo Geral: 


Compreender a Extensão Universitária como um processo indissociável e interdisciplinar com a possibilidade de aprendizagem, para fins cultural, histórico, na construção para o processo da curricularização acadêmica.


Ementa: 

Concepções da Extensão Universitária. Conceito, Contexto histórico. Objetivos e temas. Diretrizes da Extensão Universitária. Avaliação das aprendizagens, definição das Ações Extensionistas. Resolução 029/2022 UEA. Curricularização ou creditação curricular: marco legal

Estágio Supervisionado III - Licenciaturas em Música

Participação em aulas no nível fundamental e médio. Preparação e adaptação de material didático. Preparação de aulas. Planos de curso. Produção de relatórios mensais referentes ao Estágio. Reflexão na prática e sobre a prática docente: análise e debate, sobre objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e processos de avaliações aplicadas ao ensino da música. Elaboração de portfólio didático. Articulação entre a ação educativa e as diferentes abordagens metodológicas.

Metodologia do Trabalho Científico

Ementa

Noções introdutórias à pesquisa científica. Planejamento e organização do estudo. Diretrizes para a prática da leitura. Pesquisa bibliográfica. Gêneros textuais acadêmicos: fichamento, resumo, resenha, ensaio, comunicação e seminário.

Objetivos

Oferecer orientações metodológicas de estudo que auxiliem o aluno na realização da leitura crítica de textos, permitindo-lhe vivenciar o processo de estudo como recurso instrumental básico para o desenvolvimento da mentalidade científica.

PROCESSOS COREOGRÁFICOS I

EMENTA: Introdução ao conhecimento e exploração dos processos criativos em dança tendo como abordagem investigativa da criação os aspectos históricos e evolutivos do corpo. Experimentações improvisacionais e pesquisa do movimento originado a partir de uma concepção conceitual e autônoma em criação artística para composição de processos coreográficos.


OBJETIVOS:

Geral:

Proporcionar o diálogo reflexivo e a elaboração de estudos coreográficos tendo como base focal os aspectos históricos e evolutivos do corpo, a dança conceitual e o fomento do reconhecimento de tendências contemporâneas em linguagem coreográfica.

Específicos:

Promover diálogos intertéoricos acerca dos processos evolutivos do corpo e correlacionar aos processos criativos.

Desenvolver a capacidade de utilização de recurso ou fontes potenciais de geração de ideias coreográficas.

Promover laboratórios orientados para estudo exploratório de proposições coreográficas a partir de experimentações improvisacionais para pesquisa do corpo.

Desenvolver a capacidade reflexiva sobre aspectos e atividades relacionadas ao processo criativo em dança contemporânea.

Analisar e orientar proposições e elaborações coreográficas para ampliação de repertório individuais.

Tecnologia em Informática Aplicada a Música

Ementa

Estudo teórico e aplicação musical acerca da física, psicofísica do som e tecnologia de informática aplicada à música. Ondas mecânicas e eletromagnéticas, onda senoidal, movimento harmônico, frequência, amplitude, comprimento de onda; processos de emissão sonora (fonte, meio e receptor); psicofísica do aparelho auditivo, edição de partitura, sequenciadores e manuseio de softwares de produção de áudio.


 

Objetivos

  • · Compreender os benefícios da utilização da tecnologia no ensino e aprendizado da música. 
  •  · Entender os princípios das ondas sonoras e da produção das ondas pelos diversos tipos de instrumentos. 
  •  · Conhecer o funcionamento do sistema auditivo do corpo humano, bem como suas características peculiares no que tange a cada parte do ouvido e cognição dos sons no cérebro. 
  • · Compreender e utilizar os recursos dos programas de editoração musical como o Sibelius Software, bem como saber operar os principais sequenciadores e programas de gravação em estúdio. 
  •  · Entender a arquitetura MIDI de comunicação sonora entre dois aparelhos eletrônicos, bem como a interação de bancos de samplers relacionados a esta arquitetura. 
  •  · Analisar espaços e ambientes para gravação, apresentações ao vivo, no sentido de compreender onde são os pontos de foco sonoro e os de reflexão, assim como saber preparar uma sala para determinado tipo de música a ser tocada.

Musicologia

Ementa

O estudo da Música vista como ciência, desde sua interface com a história e a filosofia até as abordagens mais amplas, de cunho cultural e ontológico.


 

Objetivos

Acesso à produção acadêmica na área da Musicologia, utilizando fontes epistemológicas primárias e secundárias. Tendo a fundamentação teórica, seus desdobramentos analíticos e sócio-culturais como elementos potencializadores de uma visão crítica do fenômeno musical e de uma leitura historicamente informada das obras musicais a serem trabalhadas, potencializando a inserção de conteúdos interdisciplinares na performance, contextualização e análise.