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Reflexão sobre o vídeo "histórias das coisas"

Reflexão sobre o vídeo "histórias das coisas"

por Alessandra De Jesus Lopes -
Número de respostas: 3

Colegas e professor,

O vídeo "história das coisas" nos remete a uma reflexão de pontos bastante específicos e reais no mundo atual. Fiz uma reflexão, pontuando coisas específicas e depois os juntei para poder compreender o quanto isso nos afeta diretamente, tendo em vista que estamos diretamente inseridos, desde o início de todo esse sistema, que funciona como uma espécie de cadeia evolutiva.

E isso nos é apresentado de uma forma que parece estar tudo em ordem, a economia de materiais nos mostra um deslocamento ao longo do sistema de forma bem prática e simples: extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo. Parece que tudo funciona de forma harmônica e sem prejuízos algum às pessoas e ao planeta.

Contudo, a coisa não funciona dessa forma aí, o sistema que nos é apresentado, é um sistema falho e como é citado no vídeo, é um sistema em crise. Um sistema linear em um planeta finito não pode se conceituado como um sistema correto e sem problemas.

Fazendo uma análise inicial, levando em consideração o primeiro  ponto desse sistema, que é a extração de matéria prima, maneira bonita de denominar exploração dos recursos naturais, já somos impactados pela realidade de saber que estamos utilizando muito mais que deveríamos e poderíamos. Sem esquecer que os países com maior poder aquisitivo "tomam" dos países pobres suas matérias primas, já que as mesmas não existem mais naqueles países, Isso já nos faz entender todos os outros passos e compreender que somos ferramenta específica para alavancar, ou não, esse sistema evolutivo.

E depois de caminhar pelos pontos de produção e distribuição, levando em consideração as consequências econômicas e sociais, como a erosão do ecossistema, que fazem as pessoas saírem atrás de emprego e abandonarem os lugares que sempre viveram em busca de melhor opção de vida, nos vimos atingidos pela seta dourada do consumo, o coração de todo esse sistema, o motos que nos impulsiona, nos tornando a peça fundamental desse sistema evolutivo.

Daí nos tornamos os escravos do consumismo exacerbado e quando queremos nos rebelar, não contribuindo para a seta dourada, somos rotulados e nos tornamos pessoas "atrasadas", afetando psicologicamente as nossas relações sociais, levando às pessoas a se sentirem fora da convivência com as outras.

99% das coisas vão para o lixo em menos de 6 meses, com a nossa contribuição, alavancados pela mídia que não nos deixa esquecer o tempo inteiro que precisamos consumir para sermos aceitos pelas pessoas com quem convivemos, seja no trabalho, escola ou até mesmo nas relações familiares.

O vídeo nos mostra isso com exemplificações duras e com choque de realidade quanto ao destino final desses produtos que se multiplicam e sofrem influência direta da obsolescência planejada e obsolescência perceptiva.

Ao meu ver, a grande lição demonstrada pelo vídeo é a conscientização contra o consumismo exagerado.

E que, como gestores, sejamos multiplicadores dessa lição!





Em resposta à Alessandra De Jesus Lopes

Re: Reflexão sobre o vídeo "histórias das coisas"

por Rosany Andrade de Oliveira Desidrio -
Interessante a questão da seta dourada do consumo, a mídia incentiva cada vez mais o consumo, afirmando ser esta unica forma de encontrar a felicidade.
Em resposta à Rosany Andrade de Oliveira Desidrio

Re: Reflexão sobre o vídeo "histórias das coisas"

por Alessandra De Jesus Lopes -
Verdade colega, nós temos essa sensação de que só consumindo se está dentro das relações sociais e a seta dourada só nos leva para o consumo exagerado. Cabe a nós, como gestores, iniciarmos e multiplicarmos esse entendimento de que temos que parar essa seta amarela com urgência.
Em resposta à Alessandra De Jesus Lopes

Re: Reflexão sobre o vídeo "histórias das coisas"

por Paulo Cezar Arce Da Rocha -

A filosofia do marketing se utiliza da psicologia para atingir seus objetivos tanto de produção, como também de consumo pelo público alvo. Em marketing o foco é atingir um público alvo e determinar suas necessidades e desejos, proporcionando a satisfação desejada de forma mais eficiente que a concorrência e transformando isto em meta organizacional (Kotler, 1999), onde vendas e propaganda são apenas a linha de frente do marketing. O conceito de Produção é um dos mais antigos, ele sustenta que os consumidores têm preferência por produtos acessíveis e baratos, onde, geralmente, se encontram os produtos com alto índice de mortalidade e, portanto, com uma obsolescência programada. Produto possui um conceito que defende que os consumidores preferem produtos de alta qualidade e inovadores, dessa forma, os consumidores procuram adquirir produtos da moda, como são os exemplos dos sapatos que mudam de salto anualmente e, também dos monitores de computadores citados no vídeo. O Marketing Social é o mais recente e está relacionado ao viés ambiental, escassez de recursos naturais, etc. Sustenta que a organização deve determinar as necessidades e interesses do público alvo e oferecer aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar dos clientes e da sociedade em geral. Porém, como o próprio vídeo mostra existe diversos processos na cadeia produtiva que geram diversos problemas ambientais. Há também o problema da logística reversa que nem sempre é atendida.