Help with Search courses

Psicologia da Aprendizagem

Ementa

Psicologia da Aprendizagem: contextualização sócio-histórica, fundamentos e concepções atuais. Aprendizagem escolar: caracterização e fatores psicossociológicos intervenientes no processo de ensino aprendizagem. Educação Especial e Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar. Estudo acerca dos principais problemas, dificuldades e distúrbios que afetam a aprendizagem.

Objetivos

Geral:

Conhecer e compreender os aspectos históricos e atuais que norteiam a psicologia da aprendizagem, entendendo as terias da aprendizagem de modo a ser capaz de observar as particularidades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais, articulando a leitura, a discussão, a compreensão, a análise, a pesquisa e a produção do conhecimento, para melhor conduzir o processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação inclusiva.

Específicos:

  • Reconhecer a importância da Psicologia para o processo de aprendizagem do ser humano, compreendendo a importância do papel da escola nesse processo;
  • Caracterizar os fatores psicológicos intervenientes nas situações educativas;
  • Analisar os problemas de aprendizagem, compreendendo suas características e conteúdos;
  • Realizar um estudo de campo sobre as dificuldades de aprendizagem nas escolas.

Psicologia Geral e da Personalidade

Ementa

Psicologia, conceito, objeto de estudo e método. O estudo da personalidade e a pedagogia. O desenvolvimento da personalidade segundo diferentes abordagens teóricas e suas implicações para pratica educativa.

Objetivos

  • Identificar as diferenças entre as concepções de comportamento de Pavlov, John Watson e Skinner.
  •  Conhecer os fundamentos de cada teoria da personalidade estudada e suas relações com o processo ensino e aprendizagem.
  • Reconhecer os conceitos principais da teoria histórico-cultural e suas implicações na educação.
  • Conhecer os princípios da Psicologia Cognitiva e das neurociências e suas relações com o processo ensino e aprendizagem.

Educação Especial

Ementa

Desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil. Contextualização da educação especial na década atual: deficiência física, mental, sensorial e suas características. Educação inclusiva. Diferenças e desigualdades. A Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar. Métodos e técnicas para atuar no campo da Educação Especial. Práticas de ensino na área da Educação Especial.

Objetivos

...

Pensamento e Linguagem da Criança

Ementa

Compreensão e caracterização do processo de desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, tendo presente os fundamentos epistemológicos dessa formação e sua importância para o processo de alfabetização. Discute a relação linguagem, cultura, sujeito e ensino da língua e a escrita como produção social e cultural, no contexto do pensar e do fazer.

Objetivos

Analisar os fundamentos epistêmicos do processo de formação do pensamento e da linguagem na criança, observando a importância para o processo de alfabetização.


Específicos 

a) Conhecer as diferentes perspectivas teóricas sobre a origem da linguagem e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem.

b)  Identificar diferentes correntes e epistemologias que ajudem a compreender o papel da linguagem na construção do conhecimento.

c) Conhecer os processos de desenvolvimento e a formação de conceitos na infância.

d) Identificar e interpretar as diferentes formas de representação da língua escrita pela criança em seu processo de alfabetização.


Epistemologia da Pesquisa

Ementa

A educação como área de conhecimento. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação. Questões de método e metodologia. A importância da epistemologia na orientação dos processos de pesquisa: ênfase à definição da metodologia da pesquisa no campo da educação. Apresentação das linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender os fundamentos epistêmicos que orientam a dinâmica da produção do conhecimento na realização dos processos de pesquisas, observando suas implicações sobre a escolha na metodologia no campo da educação.

Objetivos Específicos

  • Discutir os conceitos de Epistemologia e sua utilidade.
  • Identificar os fundamentos Epistêmicos da educação em sua relação com a cultura, particularmente com o conhecimento.
  • Conhecer os métodos e as metodologias emergente no campo educacional e suas implicações na pesquisa em educação.
  • Refletir sobre os modelos de racionalidade pressupostos nos saberes que constituem a práxis pedagógica na contemporaneidade.
  • Reconhecer a epistemologia do professor e a relação entre concepção epistemológica e prática pedagógica.
  • Listar os pressupostos epistemológicos subjacentes às práticas educacionais do professor e refletir sobre suas implicações na escola.
  • Interpretar as abordagens de pesquisa em educação tendo em vista a definição dos objetos investigativos que possibilitarão a construção do TCC (Monografia).
  • Apresentar as linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa.

História da Educação II

Ementa

Estudo dos principais tópicos da História da Educação no Brasil e na Amazônia. Concepções de educação na pós-modernidade. História das Instituições educacionais na Amazônia. Infância e educação na Amazônia.

Objetivos

  • Analisar os principais tópicos da História da Educação no Brasil e na Amazônia.
  • Compreender as concepções de educação na pós-modernidade.
  • Conhecer a História das Instituições educacionais na Amazônia.
  • Refletir acerca da Infância e educação na Amazônia.

Epistemologia da Pesquisa em Educação

Ementa

As dimensões da epistemologia. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação. A importância da epistemologia na orientação dos processos de pesquisa. A Pedagogia como ciência da educação. Teoria da Complexidade. Teoria Autopoiética. Os métodos científicos: Positivismo, Materialismo Dialético e Fenomenologia. Questões de método e metodologia.

Objetivos

Analisar as premissas epistemológicas que sustentam e caracterizam a pesquisa em educação a partir de uma abordagem voltada para a formação do professor reflexivo e pesquisador.