Psicologia da Aprendizagem
Ementa
Psicologia da Aprendizagem: contextualização sócio-histórica, fundamentos e concepções atuais. Aprendizagem escolar: caracterização e fatores psicossociológicos intervenientes no processo de ensino aprendizagem. Educação Especial e Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar. Estudo acerca dos principais problemas, dificuldades e distúrbios que afetam a aprendizagem.
Objetivos
Geral:
Conhecer e compreender os aspectos históricos e atuais que norteiam a psicologia da aprendizagem, entendendo as terias da aprendizagem de modo a ser capaz de observar as particularidades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais, articulando a leitura, a discussão, a compreensão, a análise, a pesquisa e a produção do conhecimento, para melhor conduzir o processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação inclusiva.
Específicos:
- Reconhecer a importância da Psicologia para o processo de aprendizagem do ser humano, compreendendo a importância do papel da escola nesse processo;
- Caracterizar os fatores psicológicos intervenientes nas situações educativas;
- Analisar os problemas de aprendizagem, compreendendo suas características e conteúdos;
- Realizar um estudo de campo sobre as dificuldades de aprendizagem nas escolas.
Psicologia Geral e da Personalidade
Ementa
Psicologia, conceito, objeto de estudo e método. O estudo da personalidade e a pedagogia. O desenvolvimento da personalidade segundo diferentes abordagens teóricas e suas implicações para pratica educativa.
Objetivos
- Identificar as diferenças entre as concepções de comportamento de Pavlov, John Watson e Skinner.
- Conhecer os fundamentos de cada teoria da personalidade estudada e suas relações com o processo ensino e aprendizagem.
- Reconhecer os conceitos principais da teoria histórico-cultural e suas implicações na educação.
- Conhecer os princípios da Psicologia Cognitiva e das neurociências e suas relações com o processo ensino e aprendizagem.
Educação Especial
Ementa
Desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil. Contextualização da educação especial na década atual: deficiência física, mental, sensorial e suas características. Educação inclusiva. Diferenças e desigualdades. A Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar. Métodos e técnicas para atuar no campo da Educação Especial. Práticas de ensino na área da Educação Especial.
Objetivos
...Pensamento e Linguagem da Criança
Ementa
Compreensão e caracterização do processo de desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil, tendo presente os fundamentos epistemológicos dessa formação e sua importância para o processo de alfabetização. Discute a relação linguagem, cultura, sujeito e ensino da língua e a escrita como produção social e cultural, no contexto do pensar e do fazer.Objetivos
Analisar os fundamentos epistêmicos do processo de formação do pensamento e da linguagem na criança, observando a importância para o processo de alfabetização.Específicos
a) Conhecer as diferentes perspectivas teóricas sobre a origem da linguagem e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem.
b) Identificar diferentes correntes e epistemologias que ajudem a compreender o papel da linguagem na construção do conhecimento.
c) Conhecer os processos de desenvolvimento e a formação de conceitos na infância.
d) Identificar e interpretar as diferentes formas de representação da língua escrita pela criança em seu processo de alfabetização.
Epistemologia da Pesquisa
Ementa
A educação como área de conhecimento. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação. Questões de método e metodologia. A importância da epistemologia na orientação dos processos de pesquisa: ênfase à definição da metodologia da pesquisa no campo da educação. Apresentação das linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender os fundamentos epistêmicos que orientam a dinâmica da produção do conhecimento na realização dos processos de pesquisas, observando suas implicações sobre a escolha na metodologia no campo da educação.
Objetivos Específicos
- Discutir os conceitos de Epistemologia e sua utilidade.
- Identificar os fundamentos Epistêmicos da educação em sua relação com a cultura, particularmente com o conhecimento.
- Conhecer os métodos e as metodologias emergente no campo educacional e suas implicações na pesquisa em educação.
- Refletir sobre os modelos de racionalidade pressupostos nos saberes que constituem a práxis pedagógica na contemporaneidade.
- Reconhecer a epistemologia do professor e a relação entre concepção epistemológica e prática pedagógica.
- Listar os pressupostos epistemológicos subjacentes às práticas educacionais do professor e refletir sobre suas implicações na escola.
- Interpretar as abordagens de pesquisa em educação tendo em vista a definição dos objetos investigativos que possibilitarão a construção do TCC (Monografia).
- Apresentar as linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa.
História da Educação II
Ementa
Estudo dos principais tópicos da História da Educação no Brasil e na Amazônia. Concepções de educação na pós-modernidade. História das Instituições educacionais na Amazônia. Infância e educação na Amazônia.Objetivos
- Analisar os principais tópicos da História da Educação no Brasil e na Amazônia.
- Compreender as concepções de educação na pós-modernidade.
- Conhecer a História das Instituições educacionais na Amazônia.
- Refletir acerca da Infância e educação na Amazônia.
Epistemologia da Pesquisa em Educação
Ementa
As dimensões da epistemologia. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação. A importância da epistemologia na orientação dos processos de pesquisa. A Pedagogia como ciência da educação. Teoria da Complexidade. Teoria Autopoiética. Os métodos científicos: Positivismo, Materialismo Dialético e Fenomenologia. Questões de método e metodologia.
Objetivos
Analisar as premissas epistemológicas que sustentam e caracterizam a pesquisa em educação a partir de uma abordagem voltada para a formação do professor reflexivo e pesquisador. |