Psicologia da Aprendizagem
Ementa
Psicologia da Aprendizagem: contextualização sócio-histórica, fundamentos e concepções atuais. Aprendizagem escolar: caracterização e fatores psicossociológicos intervenientes no processo de ensino aprendizagem. Educação Especial e Inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto escolar. Estudo acerca dos principais problemas, dificuldades e distúrbios que afetam a aprendizagem.
Objetivos
Geral:
Conhecer e compreender os aspectos históricos e atuais que norteiam a psicologia da aprendizagem, entendendo as terias da aprendizagem de modo a ser capaz de observar as particularidades dos sujeitos envolvidos nos processos educacionais, articulando a leitura, a discussão, a compreensão, a análise, a pesquisa e a produção do conhecimento, para melhor conduzir o processo de ensino aprendizagem no âmbito da educação inclusiva.
Específicos:
- Reconhecer a importância da Psicologia para o processo de aprendizagem do ser humano, compreendendo a importância do papel da escola nesse processo;
- Caracterizar os fatores psicológicos intervenientes nas situações educativas;
- Analisar os problemas de aprendizagem, compreendendo suas características e conteúdos;
- Realizar um estudo de campo sobre as dificuldades de aprendizagem nas escolas.