Epistemologia da Pesquisa
Ementa
A educação como área de conhecimento. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação. Questões de método e metodologia. A importância da epistemologia na orientação dos processos de pesquisa: ênfase à definição da metodologia da pesquisa no campo da educação. Apresentação das linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa
Objetivos
Objetivo Geral:
Compreender os fundamentos epistêmicos que orientam a dinâmica da produção do conhecimento na realização dos processos de pesquisas, observando suas implicações sobre a escolha na metodologia no campo da educação.
Objetivos Específicos
- Discutir os conceitos de Epistemologia e sua utilidade.
- Identificar os fundamentos Epistêmicos da educação em sua relação com a cultura, particularmente com o conhecimento.
- Conhecer os métodos e as metodologias emergente no campo educacional e suas implicações na pesquisa em educação.
- Refletir sobre os modelos de racionalidade pressupostos nos saberes que constituem a práxis pedagógica na contemporaneidade.
- Reconhecer a epistemologia do professor e a relação entre concepção epistemológica e prática pedagógica.
- Listar os pressupostos epistemológicos subjacentes às práticas educacionais do professor e refletir sobre suas implicações na escola.
- Interpretar as abordagens de pesquisa em educação tendo em vista a definição dos objetos investigativos que possibilitarão a construção do TCC (Monografia).
- Apresentar as linhas temáticas do Curso de Pedagogia para nortear a construção do pré-projeto de pesquisa.
Professor: Simone Souza Silva